Propaganda da II G. M. no Museu do Caramulo

03/12/2019 19:27

“A Arte da Persuasão”, que conta com mais de 250 peças originais, tais como cartazes, panfletos e filmes, está patente no Museu do Caramulo até 29 de março de 2020.

Graças à facilidade de produção e distribuição, o cartaz impresso foi a principal forma de propaganda usada por entidades estatais e privadas. Se na 1ª Guerra Mundial os cartazes eram mais artísticos e sombrios, a propaganda da 2ª Guerra Mundial, principalmente a partir de 1943, passou a recorrer a mensagens de texto simples, com imagens estilizadas feitas pela indústria publicitária, para uma maior eficácia e compreensão.

Tal como as outras formas de propaganda utilizadas neste período, os cartazes inspiravam patriotismo e apelavam ao contributo a bem da causa nacional que podia assumir diversas formas como: o alistamento nas forças armadas, o racionamento de comida ou de outros bens essenciais, o esforço na produção da indústria da guerra, o cuidado com as conversas em locais públicos ou a compra de títulos de guerra.

As peças em exibição são oriundas dos vários países intervenientes no conflito como os E.U.A., Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Japão ou a União Soviética. A exposição “A Arte da Persuasão” conta com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, da Fidelidade, do Jornal dos Clássicos e do Banco BPI | Fundação la Caixa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *