De Lin-Manuel Miranda, com encenação de António Leal, adaptada para português por Sandra Leal, “In the Heights – Cá no Bairro” é a nova produção da Contracanto Associação Cultural que, este ano, celebra uma década.
Com apresentações a 19 e 20 (às 21h30), 21 e 22 (16h00) de dezembro, no Centro Cultural de Carregal do Sal, o espetáculo volta a palco, dias 17 e 18 de janeiro, no Centro Cultural de Tábua. O bilhete tem um custo de 15 euros e pode ser adquirido em https://ticketline.sapo.pt/evento/in-the-heights-ca-no-bairro-83688
A criação, para maiores de 6 anos, tem a duração de duas horas, com intervalo, e o convite é deixado nas redes sociais da Contracanto.
“In the Heights – Cá no Bairro” é a nossa forma de homenagear quem nos anos 60 “saltou” para o desconhecido, tentando criar novas raízes em países e bairros que se tornaram um novo lar. É também uma forma de lembrar que, agora, somos nós – Portugal – esse lar para tantos que procuram aqui uma nova esperança.
Uma expressão é recorrente neste musical é o conselho da Abuela Claudia: Paciência e Fé! E que belo conselho de se dar, quando se é estranho numa terra estranha que não nos entranha.
Paciência e Fé! para não desistir
Paciência e Fé! para ultrapassar obstáculos.
Paciência e Fé! para manter a cabeça erguida
Paciência e Fé! para manter a dignidade
Paciência e Fé! para superar preconceitos e inveja
Paciência e Fé! para ignorar ignorantes
Descrição
Washington Heights é o bairro da comunidade latina na periferia de Nova Iorque. O dia-a-dia é duro e o bairro luta para sobreviver, mas, ao despertar o dia, um cheiro irresistível a café toma conta do ar e os sonhos de cada um dos moradores tomam conta da esperança. E quem toma conta de todos é a doce e maternal Abuela Cláudia que tem o coração maior que o mundo. Usnavi é o dono da mercearia mesmo à porta do metro da rua 181, por onde todos passam, antes de irem trabalhar. É dele a narração desta história e é dele também o sonho maior. O de voltar à terra dos pais na República Dominicana, para reabrir o antigo bar de família – o “El Suenito”. Por ali, em Washington Heights cruzam-se as histórias de Usnavi com as de Vanessa, Nina, Benny, Sonny, Daniela, Carla, Kevin. Não falta nada, nem o vendedor de piragua. Todos sonham com um futuro melhor e, para a maior parte deles, isso é fora do bairro de Washington Heights. Irá o bairro sobreviver? O musical foi nomeado para 13 Tony Awards, tendo vencido quatro, incluindo o Tony para o Melhor Musical no ano de 2008. Uma história latina apaixonante sobre a sobrevivência quotidiana em Nova Iorque, repleta de muita salsa, merengue, bachata e ritmos latinos contagiantes.
Mais informações através do email – contracanto.ac@gmail.com – ou do telefone – 912 168 568.