Os concelhos de São João da Pesqueira e Tarouca não registaram, até ao momento, qualquer caso positivo de infeção pelo novo coronavírus.
Para Manuel Natário Cordeiro, Presidente da Câmara de S. João da Pesqueira isto não quer dizer que a situação não se possa alterar a qualquer momento, mas que as medidas tomadas pelo munícipio ajudaram a este resultado. “Quando acionamos o Plano de Emergência Municipal muitos questionaram o porquê, mas nós consideramos essencial, as medidas já estavam a ser aplicadas e mantiveram-se as mesmas, mas foi importante para comprometer os restantes elementos da Proteção Civil Municipal, havendo um compromisso entre todos de agir nos mesmos moldes, havendo um contacto diário entre todos, com a população de uma forma geral e com as entidades nacionais. A realização de mais de 500 testes e a sensibilização de todos para os cuidados que deviam ter também tem sido outro fator essencial”, afirma o autarca.
A Câmara Municipal de S. João da Pesqueira tem disponível um serviço gratuito para aquisição de bens ou medicamentos para a população mais vulnerável do concelho. Os transportes municipais, as feiras e a cobrança de água estão suspensos.
Também em Tarouca não se registam casos de infeção por covid-19 e o Presidente da Câmara de Tarouca, Valdemar Pereira, acredita que isto se deve muito à postura dos tarouquenses, que de imediato, acolheram as orientações da Direção Geral de Saúde e as indicações locais.
“Eu penso que é bom dizer que desde muito cedo começamos a fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) às instituições, nomeadamente aos bombeiros, GNR e ao Centro de Saúde, ao qual quero também deixar o meu agradecimento público. As IPSS’s também entenderam bem o problema e fizeram um trabalho excelente, em coordenação com o município. Acreditamos que estes equipamentos que distribuímos foram essenciais na proteção das pessoas, nomeadamente os funcionários e os utentes dos lares. Estes equipamentos foram todos adquiridos pelo município. Da parte do Estado não recebemos nada apesar de nos ter sido prometido por diversas entidades como por exemplo a EDP mas que efetivamente nunca chegou. Eu estive sempre em contacto com a senhora diretora regional da Segurança Social que falava diretamente com a ministra mas também por aí nunca nos chegou nada. Apesar disso mantivemos um fornecimento constante de material às nossas IPSS’s”, conta o autarca à publicação Vivadouro.
Também o Município de Tarouca criou uma linha SOS para as famílias do concelho mais vulneráveis para minimizar os efeitos da pandemia.