Governo disponibiliza nova app para documentos de identificação

27/12/2024 12:27

O governo disponibilizou a app gratuita gov.pt, que reúne num único local digital os serviços antes dispersos pelas apps id.gov.pt e autenticacao.gov. A nova app permite guardar, consultar e partilhar documentos de identificação, através de telemóvel (smartphone), ou outros dispositivos móveis.

Os documentos que podem ser adicionados são os seguintes: Carta de Condução; Cartão da ADSE; Cartão Dador de Sangue; Cartão de antigo combatente; Cartão de Assistência na Doença aos Militares (ADM); Cartão de Beneficiário dos Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana (SSGNR); Cartão de Cidadão; Cartão de Funcionário; Cartão de Identificação do Bombeiro; Cartão de Profissional da Cultura; Cartão do Aluno; Cartão Jovem; Cartão Único do Portuário; Certificado de matrícula (DUA); Identificação digital da Defesa; Identificador do Feirante; Ordem dos Arquitectos; Seguro Automóvel.

Os documentos digitais na app gov.pt têm o mesmo valor legal do que os documentos físicos originais, quando é preciso apresentá-los às autoridades ou serviços. Pode apresentar os documentos digitais mostrando o documento digital atualizado ou apresentando o código QR do documento digital para que as autoridades ou serviços o possam validar noutro dispositivo móvel.

A app gov.pt permite ainda exportar os dados de cada documento para um ficheiro PDF respetivo. Desta forma, irá criar uma certidão digital, que poderá partilhar com terceiros, por email ou por outros canais. Poderá, por exemplo, enviar uma certidão digital dos dados do seu Cartão de Cidadão para comprovar a sua morada.

Para adicionar documentos na app gov.pt, precisa de se autenticar com Chave Móvel Digital (CMD) .

A aplicação pode ser descarregada em:

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