Conto infantil “Como salvar o Natal” do Hospital CUF Viseu dá mote a formação para mais de 800 crianças

17/12/2024 09:38

Com o objetivo de contribuir para o aumento da literacia em saúde, o Hospital CUF Viseu promoveu, ao longo do mês de novembro e dezembro, uma iniciativa destinada a mais de 800 crianças do 1.º ciclo, junto de várias escolas locais. Durante a ação, foram abordadas noções básicas de suporte básico de vida, tendo por base o conto infantil “Como salvar o Natal”, escrito pela equipa de Anestesiologia, que conta a história de dois irmãos que, por saberem realizar manobras de suporte básico de vida, salvam o Pai Natal. 

No final da leitura encenada, os profissionais de saúde ensinaram as crianças a fazer manobras de reanimação num manequim de suporte básico de vida, para que, de uma forma prática, as crianças saibam agir em situações de paragem cardiorrespiratória. 

De acordo com o coordenador de Anestesiologia no Hospital CUF Viseu e um dos responsáveis pela iniciativa, Vítor Pinho Oliveira, «a nossa missão, para além da prestação de cuidados de saúde de qualidade, é também a de contribuir para a saúde das populações através do desenvolvimento de ações de literacia em saúde como esta, que permite salvar vidas». O médico alerta, ainda, para a necessidade de «ensinar às crianças a importância do suporte básico de vida, uma competência de cidadania que todos devemos ter de forma a atuar da melhor forma possível perante uma emergência». 

Na sequência da ação foram ainda oferecidos exemplares do conto “Como salvar o Natal” às bibliotecas das escolas que acolheram a iniciativa. 

Em comunicado, a unidade privada de saúde, esclarece que «Esta atividade reflete o compromisso do Hospital CUF Viseu em ser um parceiro ativo e participativo na comunidade e na região de Viseu, através da capacitação da população e sensibilização para a importância da literacia em saúde.»

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *