Concertos e workshops marcam arranque do Mortágua Jazz Fest

07/03/2024 15:18

A primeira edição do Mortágua Jazz Fest arranca este sábado, dia 9 de março, com a atuação do Coletivo Gira Sol Azul, composto por Ana Bento (Voz e Saxofone), Bruno Pinto (Guitarra) e Olívia Pinto (Baixo). O Grupo apresenta num formato intimista temas do cancioneiro Jazz, Blues e Bossa Nova. O concerto está marcado para as 21h30, no Centro de Animação Cultural. À tarde, entre as 17h30-20h00, haverá um Workshop subordinado ao tema “A Voz e o Jazz” orientado por Vítor Martins.

Trata-se do primeiro de quatro concertos que vão acontecer durante o mês de março inseridos no evento cultural, promovido pelo Município de Mortágua.

A programação prossegue no dia 16 com as atuações da Orquestra de Jazz EACMC e Mateus Saldanha Quarteto, às 21h30 e 22h30, respetivamente. Neste dia (10h00-13h00) terá lugar o Workshop “A Harmonia no Jazz” sob a orientação de Mateus Saldanha.

No dia 17, pelas 16h00, é a vez de subir ao palco do Centro de Animação Cultural o Quarteto “Coisas do Jazz”, um projeto composto por um músico alemão e três músicos do círculo de jazz de Lisboa, e que inclui no repertório temas originais escritos para o quarteto pelo pianista alemão Michael Kotzian.

O Mortágua Jazz Fest é um de vários eventos do Plano de Atividades Culturais do Município – Mortágua Cultura`24, que integra uma oferta cultural diversificada e abrangente, como concertos, exposições, espetáculos de stand up comedy, teatro, dança, entre outros. Uma oferta pensada para as várias gerações, desde crianças, jovens, adultos, e para as famílias e comunidade em geral, valorizando diferentes gostos e preferências.

O Plano Cultural pretende também envolver as Escolas e a participação das Associações, dos Grupos e Artistas Locais, nas diversas atividades. 

É de referir que correlativamente à definição deste Plano estruturado, o Município realizou um grande investimento na modernização dos equipamentos técnicos de luz e som do Centro de Animação Cultural, por forma a proporcionar as melhores condições aos Grupos e Artistas que utilizam o auditório, bem como aos espetadores.

O Plano integra ainda uma programação especial de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril em Mortágua, prevendo várias ações a desenvolver ao longo do corrente ano mas com maior foco no mês de Abril. O espetáculo teatral “Aerograma da Liberdade”, no dia 27 de março, o espetáculo/Residência Artística “Ser Artista no Estado Novo”, no mês de Julho, o concerto trio com a participação de António Manuel Ribeiro (vocalista dos UHF), no dia 28 de abril, e o “Concerto da Liberdade”, com Sérgio Godinho e Filarmónica de Mortágua, no dia 14 de agosto, são alguns exemplos de atividades a decorrer ao longo do ano no âmbito da referida comemoração. Estão previstas ainda várias exposições temáticas sobre o 25 de abril de 1974 e concertos por Grupos Locais e convidados.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *