O município de Armamar vai implementar, nas primeiras semanas de 2025, a recolha seletiva de resíduos orgânicos. O objetivo é separar os resíduos que resultam da preparação de refeições e os restos das mesmas. Como exemplos incluem-se restos de comida, frutas, legumes, café e guardanapos de papel. Segundo salienta a autarquia, em comunicado, “a iniciativa implica o envolvimento e o compromisso de todos, desde o setor empresarial ao doméstico”.
Para garantir uma implementação eficiente, a medida será introduzida de forma gradual. Numa primeira fase, serão instalados contentores castanhos na via pública, localizados junto aos contentores de reciclagem e resíduos indiferenciados já existentes. Em simultâneo, as empresas do setor HORECA (hotéis, restaurantes e cafés), bem como as escolas, IPSS e outras entidades, irão receber contentores adequados para a separação de resíduos orgânicos. Finalmente, numa última fase, pequenos baldes serão disponibilizados aos cidadãos que desejem aderir.
Esta medida, para o município de Armamar, vem no sentido de reforçar o compromisso autárquico com as metas de sustentabilidade definidas pela União Europeia e previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU2030).
Mais informações sobre como aderir ao programa em www.cm-armamar.pt