Zona Ribeirinha do Bairro da Ponte foi requalificada

13/10/2023 14:51

O histórico Bairro da Ponte, na cidade de Lamego, ganhou uma zona ribeirinha mais aprazível e um renovado ponto de ligação ao Rio Balsemão.

As obras de requalificação que tiveram como objetivo «dar maior atratividade turística e gerar novas dinâmicas nesta zona» já foram concluídas e prevê-se que, a partir da próxima Primavera e Verão, esteja à disposição de todos aqueles que querem usufruir deste espaço nobre, com uma vista desafogada sobre o rio.

Em visita ao local, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, percorreu a nova zona ribeirinha que conta agora com espaços de lazer e refeição, nomeadamente um bar com esplanada, instalações sanitárias e balneários. Os visitantes também têm à disposição, pela primeira vez, uma zona de merendas, um parque infantil e um campo de jogos. O autarca foi acompanhado nesta visita de trabalho pelo empreiteiro, por técnicos da autarquia e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Lamego. 

«Com esta intervenção, concretizamos o sonho de muitos moradores do Bairro da Ponte e devolvemos aos lamecenses um espaço público melhorado e muito mais valorizado, que se encontrava ao abandono, e está agora perfeitamente integrado com a área envolvente. Este novo Parque de Lazer é uma mais-valia para este território. Era urgente reaproximar esta comunidade do rio, criando uma zona de fruição que será determinante para dinamizar o turismo local e dar uma nova vida a esta zona histórica», destaca Francisco Lopes.

O investimento do Município de Lamego na requalificação da zona ribeirinha do Bairro da Ponte foi de 789.494,34 € +IVA, contando com o apoio de fundos comunitários, através do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), financiado pelo NORTE 2020.

O novo parque também incentivará o gosto dos moradores e dos visitantes pelo contacto com a natureza, pelo desporto ao ar livre, pela preservação do património natural e pela sensibilização ambiental.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *