Viseu: Autarquia aprova protocolos e contratos-programa com freguesias do concelho

14/09/2023 16:49

A Câmara Municipal de Viseu aprovou, esta quinta-feira, um novo pacote de oito protocolos e 13 contratos-programa com diversas Juntas de Freguesia do concelho.

Um investimento de 1,14 milhões de euros que será aplicado em áreas como as acessibilidades e sinalização viária, bem como a requalificação de edifícios, infraestruturas e espaços de lazer.

No total são 16 as Freguesias que irão receber apoio financeiro do Município para a execução das empreitadas.

Destaca-se o contrato-programa com a União de Freguesias de Barreiros e Cepões, para a construção da Ecovia de Santa Eufémia. Um apoio financeiro municipal de 191mil euros que pretende promover o património natural desta Freguesia, um projeto de valorização e salvaguarda.

Sobressai, pelo seu montante, o apoio financeiro para a requalificação da Rua Prof. Cristóvão Moreira Figueiredo, na Aguieira 2000, da Rua de São Francisco, no Bairro Lusitano, e na Rua Rainha Santa Isabel, na Estação Agrária, as três na Freguesia de Viseu, um protocolo no valor global que ronda os 418 mil euros. De realçar, ainda, o apoio à construção de uma WC no espaço do Eco Museu e da Feira do Lavrador, em Vila Chã de Sá, no valor de cerca de 67 mil euros, em forma de contrato-programa.

No âmbito dos protocolos, serão apoiadas as obras de pavimentação do Caminho da Sernada, em Real de Farminhão; as obras do São Multiusos e WC’s junto à Igreja de Fragosela de Baixo (para a sua conclusão); a requalificação da Rua da Rigueira, em Couto de Cima; a requalificação de arruamentos em Outeiro do Pinheiro; a reparação e reconstrução do muro de suporte à Igreja Matriz de São Pedro de France; a requalificação da Rua 25 de Dezembro, em Vilar de Ordem, e respetiva sinalização vertical e horizontal; e a requalificação do Largo da Capela, em Masgalos, e, também, a respetiva sinalização vertical e horizontal.

Quanto aos contratos-programa, é atribuído, através destes, orçamento municipal para a requalificação da Casa Mortuária, em Boa Aldeia; a requalificação do Cemitério Velho, em Rio de Loba; a requalificação da calçada na Rua Carlos Lopes, em Vildemoinhos; a requalificação da Casa Mortuária e ampliação do Museu “Memorae”, em Santos-Êvos; a reconstrução e reforço de muros contíguos ao rio, em São Martinho de Orgens; a reparação e conservação em betuminoso em diversas ruas de Santo Estêvão; a requalificação do Largo e Jardim da Rua Principal, na Corredoura, em Cavernães; a reconstrução do Oratório de Nossa Senhora de Fátima, em Ribafeita; a requalificação do Recanto Fluvial de Corvos-à-Nogueira; e as reparações do edifício da sede da Junta de Freguesia de São Cipriano e Vil de Souto.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *