O Caminho Neocatecumenal, um itinerário de formação católica presente na Diocese de Viseu, inaugurou e benzeu, no passado domingo, 24 de novembro, uma sala celebrativa, situada no complexo da Igreja Madre Rita, em Ranhados.
«Este é o primeiro espaço, a nível nacional, inspirado no novo estilo da nova evangelização do fundador Francisco Arguello, mais conhecido como Kiko Arguello. Esta sala foi inspirada na nova estética que se está a espalhar pelo mundo e que em Portugal é a primeira a ser feita», contextualizou Félix Lucchino, responsável do Caminho Neocatecumenal na Diocese de Viseu.
Esta nova visão estética, que contrasta com os estilos barroco e romano, é considerada «um passo histórico», ao ser inspirada num estilo que «vem ao encontro dos tempos atuais para os cristãos de hoje», acrescentou.
Para a conceção deste novo espaço, «acolhedor, com muita luz e cheio de sinais catequéticos» foi necessário fazer obras de fundo num local que ainda não tinha sido intervencionado.
A obra rondou cerca de 50 mil euros, essencialmente para a compra de materiais, tendo a mão de obra sido praticamente feita pelos membros e responsáveis do Caminho Neocatecumenal.
A inauguração contou com a presença do pároco de Ranhados, Padre Abel Rodrigues, acompanhado de vários presbíteros e de alguns elementos da comissão da fábrica da Igreja Madre Rita, juntamente com membros do Caminho.
Depois de benzido o espaço pelo pároco, foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo padre Javier Peres, responsável do Caminho na zona norte de Portugal, à qual se seguiu um momento de convívio festivo.
Além da realização das celebrações, feitas duas vezes por semana, e aos sábados, o espaço estará disponível para outras atividades paroquiais e diocesanas.
O Caminho Neocatecumenal é um itinerário de evangelização e catequese de iniciação à vida cristã, vivido em pequenas comunidades dentro das paróquias, para redescobrir os princípios do batismo e do ser cristão e aprofundar a fé.