O Parque Botânico Arbutus do Demo, em Queiriga – Vila Nova de Paiva, voltou a receber, a 15 de novembro, o Encontro Micológico da Escola Superior Agrária de Viseu.
A iniciativa, gratuita e aberta à comunidade, contou com uma saída de campo, onde foi possível a recolha, identificação e triagem de cogumelos silvestres comestíveis, tóxicos e mortais, etapas supervisionadas pelos docentes Manuel Costa e Isabel Santos da ESAV.
Os participantes puderam ver esclarecidas algumas dúvidas e mitos em redor de espécies, como a 𝘉𝘰𝘭𝘦𝘵𝘰𝘴 𝘦𝘥𝘶𝘭𝘪𝘴, 𝘓𝘢𝘤𝘵𝘢𝘳𝘪𝘶𝘴 𝘥𝘦𝘭𝘪𝘤𝘪𝘰𝘴𝘶𝘴, 𝘙𝘶𝘴𝘴𝘶𝘭𝘢 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘨𝘳𝘢, 𝘚𝘱𝘢𝘳𝘢𝘴𝘴𝘪𝘴 𝘤𝘳𝘪𝘴𝘱𝘢, 𝘈𝘮𝘢𝘯𝘪𝘵𝘢 𝘮𝘶𝘴𝘤𝘢𝘳𝘪𝘢, 𝘔𝘢𝘤𝘳𝘰𝘭𝘦𝘱𝘪𝘰𝘵𝘢 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘦𝘳𝘢, 𝘗𝘭𝘦𝘶𝘳𝘰𝘵𝘶𝘴 𝘰𝘴𝘵𝘳𝘦𝘢𝘵𝘶𝘴 e 𝘛𝘳𝘢𝘮𝘦𝘵𝘦𝘴 𝘷𝘦𝘳𝘴𝘪𝘤𝘰𝘭𝘰𝘳, que habitam, nesta época do ano, por entre folhas e ramos, no Arbutus do Demo.
A manhã terminou com um almoço partilhado, antes do regresso às instalações da Escola Superior Agrária, em Viseu. Durante a tarde, a instituição teve em exposição os cogumelos recolhidos, ao mesmo tempo que eram apresentadas comunicações em forma de painel, com uma comissão científica presidida pelo micólogo Pierre Roux. O encerramento do dia foi marcado por um magusto agrário.
Ao longo de 22 anos, a atividade promovida pela Escola Superior Agrária de Viseu já ultrapassou os 3000 participantes.
Foto // Município V. N. Paiva