A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) passou a integrar os sistemas de Informação Clínica das Urgências Básicas dos Centros de Saúde de Moimenta da Beira e Montalegre com os cuidados hospitalares.
Esta integração, executado pelo Serviço de Gestão de Informação da ULSTMAD, procura proporcionar aos profissionais de saúde um acesso rápido e abrangente ɑ̀ informação clínica.
A partir de janeiro de 2024, as análises clínicas, os eletrocardiogramas (ECG) e as radiografias estarão disponíveis de forma partilhada nas urgências que compõem ɑ Unidade Local de Saúde, permitindo uma tomada de decisão clínica mais informada.
O diretor do Serviço de Gestão de Informação, Victor Costa, destaca que até o final deste mês, «para além dos serviços de urgência, o acesso integrado aos resultados dos Meios Complementares de Diagnóstico, estará disponível para todos os profissionais clínicos da ULSTMAD».
Para Elisa Bento da Guia, Coordenadora da Urgência Básica do Centro de Saúde de Moimenta da Beira, «esta iniciativa não só elimina deslocações desnecessárias como também fortalece ɑ base de conhecimento dos profissionais de saúde». Para além disso, «também permite uma abordagem mais fundamentada na prestação de cuidados», conclui o seu homólogo de Montalegre, Eugénio Fecha.