ULS Viseu Dão Lafões passa a ser um Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade certificado pela DGS

06/03/2024 16:38

O CTCO da ULS Viseu Dão Lafões viu aprovada a sua candidatura e passa a ser um dos Centros de Tratamento Cirúrgico de Obesidade certificados pela DGS.

A equipa do CTCO é coordenada por um médico de Cirurgia Geral, e conta com a colaboração de mais dois médicos de Cirurgia Geral, quatro médicos de Medicina Interna, três médicos de Anestesiologia, duas Psicólogas e duas nutricionistas. O acompanhamento ao utente inicia-se através de uma consulta de  Cirurgia-Obesidade, seguida de uma consulta multidisciplinar de avaliação prévia, e após a intervenção cirúrgica é ainda feita uma consulta  avaliação de follow-up durante 3 anos em pós-operatório.

De realçar que a elevada prevalência da Obesidade constitui um importante problema de saúde pública, pois constitui um fator de risco para o aparecimento ou agravamento de doenças agudas e crónicas que conduzem a elevados níveis de incapacidade e de redução da qualidade de vida. As medidas de prevenção implicam a adoção de estilos de vida saudáveis, com mudança de hábitos e comportamentos alimentares e prática de exercício físico regular, estando no âmbito de intervenção dos cuidados de saúde primários.

Em pessoas com obesidade grave, a cirurgia bariátrica é um tratamento de última linha que deve ser reservado para doentes selecionados.

Os ganhos em saúde implícitos num Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade (PTCO) são evidentes, uma vez que a cirurgia bariátrica é um tratamento que permite a redução significativa de peso, com impacto positivo na saúde global e bem-estar dos doentes e grandes poupanças na economia da saúde ao diminuir o risco de doenças incapacitantes associadas à obesidade.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *