No próximo domingo, a partir das 9h45, no Sr. dos Aflitos, em Mosteiro de Fráguas, concelho de Tondela, cerca de uma centena e meia de atletas participam no 3º Encontro de Escolas BTT, nos Campeonatos Regionais de XCC e na Taça Inter-Regional de XCC.
Em conversa com o Viseu Now, Abel Almeida, Presidente da Direção da Associação Desportiva Radical de Tondela, clube organizador do evento, considera que «a manhã promete ser agradável».
«Pelo que se prevê, com temperaturas elevadas, mas o local tem muita sombra, mesas de piquenique e lugares de estacionamento. Preparámos uma pista espetacular que permite aos pais e a quem assiste à prova ver os atletas várias vezes», acrescenta.
Quanto à importância destes Encontros de Escolas para o crescimento da modalidade, Abel Almeida explica que estes são «a base de formação do ciclismo».
«Nós, como diretores e treinadores, trabalhamos os jovens para que, no futuro, os que queiram abraçar a modalidade, fiquem preparados para novos desafios», explica.
Por outro lado, realiza-se a Taça Inter-Regional de XCC, que é preparada para os atletas inscritos na Associação de Ciclismo da Beira Alta e da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, o que não impede que atletas de outras associações regionais participem em caso de interesse.
A Associação Desportiva Radical de Tondela dedica-se à pratica da modalidade desde 2017 e, atualmente, tem 18 jovens até aos 14 anos e mais cinco entre os 15 e 19 anos. «Estes últimos, quatro rapazes e uma rapariga, estão a participar na Taça de Portugal de XCO e em outros campeonatos nacionais, como irá acontecer daqui a um mês, em Paredes de Coura. A rapariga além do XCO também compete em Ciclismo de Estrada», esclarece Abel Almeida.
«Participamos com os nossos jovens nos Encontros Regionais da Beira Alta e da Beira Litoral, que englobam os distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, e nos três encontros regionais nacionais», acrescenta.