Tondela: Apoios à natalidade totalizaram perto de 47 mil euros no ano passado

13/03/2023 16:09

A Câmara Municipal de Tondela concedeu, o ano passado, 89 apoios à natalidade, num total de 46.950 euros. Cada família recebeu 500 euros por filho. 

Estes auxílios ao nascimento de bebés e à adoção de crianças começaram a ser atribuídos em 2019, tendo, desde essa altura, a autarquia entregue 328 subsídios à natalidade, no valor global de cerca de 162 mil euros. 

Os apoios são concedidos em dinheiro, através de transferência bancária, e devem ser pedidos ao município até meio ano após o nascimento ou adoção da criança, segundo o regulamento em vigor. 

Podem requerer o apoio os munícipes que residam no concelho de Tondela há pelo menos cinco anos, que não apresentem quaisquer dívidas à Câmara e que residam afetivamente com o menor.

Para solicitarem este benefício à natalidade, as famílias terão que se deslocar à receção do edifício da Câmara ou aceder à página da autarquia, no separador “Ação Social”, onde encontrarão a declaração de compromisso e o modelo de requerimento, no qual consta a listagem dos documentos que são necessários apresentar.

Essas informações deverão ser entregues na receção dos paços do concelho ou enviadas para o endereço de correio eletrónico: geral@cm-tondela.pt. O processo passará depois pelos serviços camarários, culminado na validação por parte do executivo municipal. 

A autarquia atribui às famílias 500 euros pelo nascimento do primeiro filho, 550 pelo segundo e até 600 euros pelo nascimento do terceiro filho. 

Este apoio é pago mediante a comprovação de despesas realizadas com a criança, durante o período dos seis meses após o seu nascimento ou adoção, nos estabelecimentos comerciais do concelho de Tondela. São aceites gastos com a alimentação, como leite, papas ou iogurtes, a aquisição de produtos de higiene, entre eles fraldas e toalhetes, com a compra de vacinas e ainda despesas com consultas médicas. 

Se o montante dos gastos apresentado for inferior ao valor a atribuir pela autarquia, só é paga a importância que consta das despesas efetuadas e validadas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *