Teatro Viriato abre última temporada do ano com “Suécia”

09/09/2024 11:35

O Teatro Viriato avança para a última temporada do ano e prossegue em modo de celebração dos 25 anos de existência. 

Até dezembro, o Teatro Viriato conta com a presença de companheiros de viagem que, este ano, se encontram a celebrar 10 anos de existência. É o caso do projeto “A Voz do Rock”, da associação Gira Sol Azul, que regressa para um concerto memorável com convidadas especiais do rock português e com o seu elenco composto por avós maiores de 65 anos. Dez anos volvidos após a estreia, Filipa Francisco convida a embarcar novamente em “A Viagem”, numa remontagem que explora as tradições e a modernidade através da dança. Em palco, a peça coreográfica é interpretada por bailarinos de dança contemporânea e elementos do Rancho Folclórico de Torredeita. Também a celebrar 10 anos de existência, a companhia Formiga Atómica ocupará, durante duas semanas, o Teatro Viriato, com cinco espetáculos, que procuram refletir sobre alterações climáticas, a crise de refugiados, a adolescência, a morte e o futuro.  

No âmbito das celebrações do 25.º aniversário do Teatro Viriato, Rui Macário e José Fernandes estreiam o projeto “Rádio Pirata: O Edifício-Cidade”. Uma proposta que pretende recuperar o espírito das rádios pirata, que nas décadas de 60, 70 e 80 proliferavam no panorama da cidade. Numa homenagem à liberdade de expressão, o projeto irá dar voz aos cidadãos e agentes sociais da cidade de Viseu que de forma participativa têm algo a acrescentar à história do Teatro Viriato e da cidade. 

Esta nova temporada servirá também de palco a vários artistas conceituados, como é o caso da fadista Carminho, do músico Kevin Morby, do coreógrafo Kader Attou e da companhia de dança de Adrien M & Claire B

Até ao fim do ano, o Teatro Viriato contará ainda com parceiros de longa data, como o Cine Clube de Viseu, com propostas pensadas conjuntamente para o “vistacurta”, e com o Teatro Nacional São João, com o espetáculo “Suécia”, com texto de Pedro Mexia e encenação de Nuno Cardoso, com o qual o Teatro Viriato abre a temporada.

Foto // João Tuna

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *