O Centro de Produção Stellantis de Mangualde foi distinguido, esta quarta-feira, em Lisboa, com o Prémio “VOLT”, na 18.ª eleição de “Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2024”, evento anual da responsabilidade da revista Exame Informática, com o apoio da Visão, em que se distinguem empreendedores, inovadores, empresas e instituições nas áreas da ciência e tecnologia nacionais.
A atribuição do Prémio “VOLT” – dedicado à mobilidade elétrica e à sustentabilidade ambiental – ao Centro de Produção Stellantis de Mangualde reconhece o trabalho efetuado ao longo de anos, em especial no passado recente, e que resulta do investimento efetuado na unidade fabril nacional, que lhe permitiu tornar-se na primeira fábrica em Portugal a produzir em grande série viaturas 100% elétricas.
Da responsabilidade da equipa editorial da Exame Informática, o Prémio “VOLT” foi entregue pelo Diretor da publicação nacional de referência a Jorge Magalhães, Diretor de Comunicação e de Assuntos Institucionais da Stellantis Portugal.
«Este ano, o Centro de Produção Stellantis de Mangualde deu início à produção de veículos 100% elétricos da Citroën, Fiat, Opel e Peugeot. Com a nova aposta, integrada num investimento de 119 milhões de euros da agenda mobilizadora ‘Green Auto’, a fábrica tornou-se na primeira em Portugal a produzir veículos de passageiros e comerciais ligeiros 100% elétricos em série. Além de ajudar a impulsionar a economia nacional no setor automóvel, o arranque da produção afirma-se como um importante contributo para a mobilidade sustentável no nosso país», sublinhou Sérgio Magno, Diretor da Exame Informática.
«Em nome de toda a equipa da Fábrica Stellantis de Mangualde agradeço à Exame Informática este prémio prestigiante, atribuído por pioneiros, por especialistas particularmente atentos à ciência e à tecnologia, numa época em que estamos a reinventar a mobilidade do futuro. Polo de referência já desde longa data na produção automóvel nacional, a Fábrica de Mangualde abraçou este ano a reinvenção da indústria ao tornar-se na primeira unidade do país a produzir em grande série veículos elétricos a bateria, que não produzem emissões para a atmosfera. Este prémio é um duplo reconhecimento. O da qualidade do trabalho das centenas de colaboradores que diariamente produzem os nossos automóveis ‘made in’ Portugal e o reconhecimento do compromisso líder da Stellantis para com a mobilidade elétrica sustentável, ao disponibilizar aos clientes portugueses e de outros mercados os automóveis elétricos mais avançados, e ao liderar a indústria no combate às alterações climáticas.”, referiu Jorge Magalhães, Diretor de Comunicação e de Assuntos Institucionais da Stellantis Portugal.
Foto // Marcos Borga / Exame Informática