SITESTAR.pt está de volta com a 12ª edição, uma iniciativa da DECO e do.PT que convida a comunidade educativa a apostar nos temas de inovação digital e expressão criativa, incentivando professores e alunos a criarem websites em.pt com conteúdos digitais em português. O SITESTAR.pt é uma oportunidade para, junto das escolas, reforçar a literacia digital, promover a criatividade e o empreendedorismo e fortalecer o espírito de equipa. Este projeto, lançado já em 2013, envolveu mais de 8 200 alunos e permitiu a construção de 915 websites.
Em equipa, professores e jovens, podem explorar ideias e desenvolver conteúdos originais que envolvam e representem a identidade das suas escolas e dos seus desafios. Os alunos têm até 13 de janeiro de 2025 para se constituir e pedir a um professor para inscrever a sua proposta numa das seguintes categorias:
Categoria 1 | Escola mais digital – Contempla a criação de sites de projetos educativos das escolas, sobre áreas de conhecimento ou de cidadania e atividades específicas na escola frequentada;
Categoria 2 | Com Talento faz a diferença – Contempla a criação de sites nas mais diversas atividades, como sejam, de expressão artística e desportivas e que pretendem promover e iniciativas de voluntariado e inclusão social, partindo sempre da escola que frequentam.
Os alunos devem organizar-se em equipas de acordo com o escalão a que pertencem:
Escalão 1 | entre os 12 e os 14 anos a frequentar o 7º, 8º ou o 9º ano letivos.
Escalão 2 | entre os 15 e os 18 anos a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem.
As propostas de sites validadas receberão um voucher, válido para 12 meses, e que integra as ferramentas necessárias para a construção do site – domínio para o site em .pt, ferramenta para a construção do site e respetivo alojamento e caixas de correio eletrónico.
Os melhores sites serão selecionados por um júri e serão atribuídos 3 prémios por escalão/categoria. Os professores que inscreverem e apoiaram as equipas premiadas terão também direito a um prémio.
São parceiros deste projeto a Direção Geral de Educação, a Direção Geral do Consumidor, o IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais, o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o PNL 2027- Plano Nacional de Leitura 2027 e a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares, a ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática e o Centro Internet Segura.