A sexta-edição do “Janeiro Cultural” arrancou na manhã de 20 de janeiro, segunda-feira, com duas sessões da palestra “Não há impossíveis”, no Auditório Municipal de Tondela.
O evento promovido pela Câmara Municipal de Tondela em colaboração com a Rede de Bibliotecas de Tondela, tem como objetivo ampliar a cultura e o conhecimento de cerca de 1.400 estudantes dos dois agrupamentos de escolas do concelho e da escola profissional.
As atividades integrantes desta edição estendem-se até ao final do mês com palestras, espetáculos de teatro, música, workshops, um encontro com um artista plástico e exposições que estarão repartidas entre o Auditório Municipal, a ACERT e o Museu Terras de Besteiros.
Na abertura do “Janeiro Cultural”, a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, lembrou que a iniciativa «tem um foco muito especial», pretendendo «despertar» os alunos para o mundo que os rodeia.
«Este é um programa que queremos que vos desperte, estimule, que vos dê comichões e acima de tudo que vos desfie e desconstrua conceitos e preconceitos que todos nós temos. O que queremos é que saiam da vossa zona de conforto e que olhem para o mundo à vossa volta com um olhar diferente», disse.
No decorrer da semana o Auditório Municipal irá abrigar diversos eventos, sendo que na terça-feira sobe ao palco “Camões é um poeta rap”, um evento performativo e musical da companhia Arte Pública, prosseguindo na quarta-feira com a palestra “A arte de crescer – prescrição cultural para a saúde mental” que terá como oradores a psiquiatra Inês Homem de Melo e o pedopsiquiatra Pedro Cotta e finalmente na quinta-feira acontece o espetáculo “Camoinz Hépyco – Lyrico” de Simão Rubim.
A programação para sexta-feira inclui a atividade “Filocriatividade” de Joana Rita, no Auditório da Escola Secundária de Molelos e no Museu Terras de Besteiros um encontro com o artista plástico Carlos Farinha.
Estão ainda em cartaz quatro exposições no âmbito da programação do “Janeiro Cultural”: a “Exposição de Cartoons – Saúde” no Auditório Municipal de Tondela e “Branca de Gonta Colaço”, “Luiz Vaz de Camões” e “International Bookmark” no Auditório da Escola Secundária de Tondela, que irá albergar durante todo o mês o workshop “Luís, o poeta salva a nado o poema” de Almada Negreiros com Miguel Lima.