Sete anos depois o pesadelo voltou à região. Fogo consome áreas de vários concelhos do distrito. Idosa morreu em Mangualde

17/09/2024 09:39

Sete anos depois a região de Viseu voltou a viver um cenário idêntico ao vivido em 2017. O desenrolar dos acontecimentos na segunda-feira, aliado ao vento forte que se sentia, já fazia antever que o pior dos cenários podia acontecer. E assim foi.

Na manhã de segunda-feira estavam ativos quatro incêndios: dois em Penalva do Castelo e outros tantos em Nelas. O fogo não deu tréguas e as várias ocorrências que se verificaram em todo o território do norte-centro de Portugal impossibilitaram o reforço dos meios.

Com o passar das horas e o aumento da intensidade do vento, os incêndios galgaram as fronteiras daqueles dois concelhos e passaram para os de Mangualde e Carregal do Sal.

Mas este flagelo não se resumiu ao sul de distrito. Ao final da tarde de segunda-feira tiveram início mais dois focos que envolvem preocupações: em Vila Cova à Coelheira, no concelho de Vila Nova de Paiva, e em Mões, no concelho de Castro Daire. Este último de uma violência tal que, durante a noite, fustigou localidades de São Pedro do Sul.

A lamentar existe já uma morte. Uma idosa de 83 anos faleceu vítima de paragem cardiorrespiratória, na localidade de Almeidinha, em Mangualde, numa altura em que o fogo se aproximava da sua habitação.

Às 09h20 desta terça-feira, estes incêndios mobilizam um total de 782 bombeiros e 13 meios aéreos. A maioria dos ‘salvadores da paz’ encontram-se a combater o incêndio que teve início em Nelas e que alastrou durante a noite a Carregal do Sal, consumindo áreas florestais nas zonas de Cabanas de Viriato, Laceiras, Fiais da Telha, Oliveira do Conde, chegando, inclusive, ao início da manhã, às portas da Vila Carregalense.

A norte do distrito também existem vários incêndios em curso, nos concelhos de Cinfães e Resende.

Face a estas incidências são vários os municípios que já ativaram o Plano de Emergência da Proteção Civil, nomeadamente, o de Vila Nova de Paiva, Nelas e Mangualde. Também algumas escolas decidiram encerrar esta terça-feira. Essa situação verifica-se em Castro Daire, Penalva do Castelo, Mangualde e Carregal do Sal.

De acordo com a GNR, a A24 está com condicionamento de trânsito, em ambos os sentidos, entre Mamouros e Viseu. Existem relatos de várias estradas Nacionais e Municipais que se encontram cortadas e outras que já reabriram.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *