Secretário de Estado das Florestas visitou Nelas e reforçou apoio a «projetos de sustentabilidade florestal e desenvolvimento regional»

05/09/2024 15:08

O Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, visitou, esta quarta-feira, dia 4 de setembro de 2024, o Município de Nelas e que se traduziu, de acordo com a Autarquia, no reforço do « compromisso com a gestão sustentável e a valorização do património florestal».

A receção, conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Amaral, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram discutidos temas estratégicos para o desenvolvimento do Concelho.

Durante o encontro, o Presidente da Autarquia destacou a importância do Plano de Estabilização de Emergência, que se encontra no último dia de receção de propostas de concurso para a candidatura que o Município submeteu à medida 8.1.4; reprogramação do PEPAC, bem como o potencial do projeto da Quinta da Cerca. O edil sublinhou que a visão do Município passa por «potencializar e dinamizar este projeto, transformando-o num exemplo de sustentabilidade e inovação, capaz de atrair investimento e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região».

O Secretário de Estado Rui Ladeira manifestou a disponibilidade do Governo em apoiar a recentralização da gestão florestal, realçando a necessidade de políticas que reduzam os riscos ambientais nos próximos anos. Demonstrou também interesse em acompanhar de perto o projeto da Quinta da Cerca, especialmente devido à sua possibilidade pedagógica.

Após a receção oficial, Rui Ladeira visitou a Quinta da Cerca e no local foram debatidos futuros projeto, que podem passar desde reflorestação à abertura do espaço ao público com uma vertente pedagógica. Nesse momento discutiram-se ainda possíveis linhas financiamento.

De seguida, deslocou-se à Freguesia de Senhorim, nomeadamente às zonas afetadas pelo incêndio de 2023.

O dia terminou com um jantar vínico no Mercado Municipal de Nelas, onde o Secretário de Estado presidiu a sessão e reiterou a importância da colaboração entre as autarquias e o Governo para o sucesso das políticas florestais e agrícolas. Este jantar, que é uma tradição recuperada da Feira do Vinho do Dão, contou com cerca de 80 participantes, entre entidades, produtores e parceiros desta trigésima terceira edição.

Durante a noite foram homenageados os Enólogos António Pais, Eurico Amaral e, a título póstumo, Horácio Ramos, numa cerimónia conduzida pelo Grão-Mestre da Confraria dos Enófilos do Dão, Arquiteto José Perdigão.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *