No próximo dia 8 de junho, às 18h00, as Caldas da Felgueira serão palco do espetáculo “Memórias Líquidas”, integrado no evento “Águas de Junho”. Promovida pela Associação de Desenvolvimento do Dão e pelo município de Nelas, a iniciativa conta com a colaboração das Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim e de Nelas, e é financiada pelo Programa PDR2020.
“Memórias Líquidas” é uma celebração da história oral e documental das Caldas da Felgueira, um local famoso pelas suas águas termais. As primeiras referências a estas águas remontam a 1758, nas “Memórias Paroquiais” encomendadas pelo Marquês de Pombal. Descritas como águas quentes e sulfúreas, foram inicialmente utilizadas para tratar males de estômago e curar feridas dos rebanhos em transumância pela Serra da Estrela. Ao longo dos séculos, as águas das Caldas da Felgueira foram ganhando notoriedade pelas suas propriedades terapêuticas, desde a cura de doenças de pele até à construção dos primeiros equipamentos termais no século XIX.
O espetáculo/instalação itinerante “Memórias Líquidas”, da associação Binaural Nodar, dá vida a esta história através de uma fusão de elementos poéticos, coreográficos, visuais e sonoros. Inclui ainda excertos de recolhas sonoras e audiovisuais realizadas com a comunidade local desde 2019.