Monte da Srª do Castelo recebe mais de 100 jovens ciclistas no próximo domingo

04/10/2023 10:20

O Monte da Senhora do Castelo, em Mangualde, será o palco do próximo Encontro de Escolas de BTT, no próximo domingo, 8 de outubro, a partir das 09h30.

O evento é promovido pela Azuribike Mangualde Team e, em conversa com o seu Diretor Desportivo, Gonçalo Santos, ficamos a saber que o Encontro deste ano tem «um percurso diferente».

«Os atletas vão encontrar um espaço mais amigável, perto de um jardim infantil, do qual podem usufruir e conviver entre eles. O ciclismo não é só as bicicletas, é também o próprio convívio entre os atletas», adianta.

Se no último Encontro de Escolas, os jovens ciclistas encontraram umas condições meteorológicas mais adversas, devido à chuva que caiu na freguesia da Marmeleira, em Mortágua, no próximo domingo é esperado um dia de sol e com temperaturas a rondar os 34º.

«Vamos ter um contraste do que tivemos em Mortágua. No próximo domingo espera-se um dia com bastante calor e sol, o que dará aos atletas uma oportunidade para explorar da melhor forma o circuito que nós montámos e que lhes proporcionará um divertimento ainda maior», considera Gonçalo Santos.

O Encontro de Escolas de BTT conta já com cerca de 110 atletas inscritos, números que dão boas indicações para que se volte a repetir a festa do ciclismo que se tem verificado nos encontros anteriores. As inscrições estão abertas té quinta-feira e os jovens até aos 14 anos não precisam de ser federados para participar.

«Estão todos convidados para aparecer. Mesmo atletas que não estejam federados, podem participar no evento. Esses atletas podem experimentar nas mesmas condições que os outros atletas irão ter», explica Gonçalo Santos.

O Diretor Desportivo da Azuribike convida o público em geral a aparecer «a partir das 09h30, para apoiarem os nossos atletas e ajudarem a criar um ambiente ainda maior do que aquele que já é proporcionado pelos jovens e famílias».  

Gonçalo Santos considera que a aposta da Associação de Ciclismo da Beira Alta e dos respetivos clubes, na realização dos Encontros de Escolas é já uma aposta ganha.

«Temos vindo a notar um crescimento no número de praticantes. O ciclismo tem vindo a crescer e é importante promover este tipo de atividades para os cativar para o desporto», atira.

Quanto à atual realidade da Azuribike, Gonçalo Santos revela que o clube Mangualdense tem atletas desde os 5 até aos 20 anos.

«Temos muitos atletas na fase da iniciação, à medida que vão ficando mais velhos, acabamos por perder alguns, pois optam por dedicar uma maior quantidade de tempo aos estudos e não conseguem gerir isso com a prática da modalidade. Mas temos vindo a aumentar a quantidade de jovens que é o mais importante», finaliza.

O Encontro de Escolas de BTT decorre na parte da manhã, enquanto à tarde, o mesmo local acolhe a prova de XCO.

Foto // Retirada de Vídeo de Bruno José

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *