Moimenta da Beira. Unidade Familiar realiza consultas em casa dos utentes

12/05/2020 12:55

Começou ontem, 11 de maio o programa “Visitação Domiciliária” onde os utentes recebe no seu domicílio consultas médicas e de enfermagem, “permitindo assim evitar a sua deslocação à unidade de saúde, com os riscos inerentes”.

Este programa é uma iniciativa da Unidade de Saúde Familiar Aquilino Ribeiro (USF AR) em Moimenta da Beira, em colaboração com a Câmara Municipal. As consulta decorrem às sexta-feira durante o dia e utilizam a “Unidade Móvel de Saúde da Autarquia, que cumpre a directiva do Ministério da Saúde que apelou à retoma da atividade programada nas unidades de saúde, privilegiando neste sentido a deslocação ao domicílio do doente e também o recurso a meios não presenciais”.

A prioridade são os grupos de risco como diabetes, hipertensão, doença respiratório crónica ou impossibilidade de deslocação ao Centro de Saúde. “E os critérios de marcação privilegiam os utentes com idade igual ou superior a 65 anos”.

“Trata-se de uma iniciativa que terá um impacto muito positivo nas condições de prestação de cuidados de saúde à população mais fragilizada”, reconhece o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *