Moimenta da Beira e Lamego entre os municípios presenteados pelo PRR

23/12/2024 17:31

A Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira e a Escola Básica de Lamego estão entre as oito escolas da região Norte que vão receber intervenções de recuperação e reabilitação no valor superior a 40 milhões de euros (40.398.233,53 €).

A assinatura dos contratos aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23 de dezembro, na sede da CCDR-Norte, no Porto, com a presença do presidente da instituição, António Cunha, e do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Para Moimenta da Beira, são mais de 4,8 milhões de euros (4.827.129,42), financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, que assegurarão uma profunda remodelação (e ampliação) e respetiva requalificação /reestruturação do edifício da escola-sede, que nunca foi alvo de obras estruturantes. A intervenção vai gerar, segundo a autarquia, novos conceitos de organização, funcionalidade, orientação e identificação.

«Trata-se de uma bela prenda de Natal para os nossos alunos, professores e toda a nossa comunidade escolar», realça o Presidente da Câmara, Paulo Figueiredo, garantindo que o concurso para a adjudicação das obras vai ser lançado já durante a próxima semana e que toda a intervenção estará concluída no dia 30 de junho de 2026.

Já a obra na Escola Básica 2/3 de Lamego, situada junto à Praça Dr. Fernando Amaral, tem um valor de investimento estimado de 8 milhões e 990 mil euros (mais IVA).

Sobre a relevância da execução deste investimento para as gerações futuras, Francisco Lopes sublinha que é uma clara demonstração que Lamego é um «concelho vivo, dinâmico e vibrante»: «Apresentámos para 2025 o maior orçamento de sempre do Município de Lamego, no montante de 72 milhões de euros. A recuperação da Escola Básica 2/3 é um exemplo de como este executivo municipal sabe aproveitar os fundos disponíveis do PRR e do PT 2030 para realizar investimentos fundamentais no concelho, nomeadamente no setor da educação». O autarca acrescenta que esta intervenção, somada à futura requalificação da Escola Secundária da Sé, vai dotar Lamego de um dos parques escolares mais modernos de todo o país. O início das obras de reabilitação da Escola Básica 2/3 está previsto para o primeiro semestre de 2025.

Os restantes intervenções serão efetuadas na Escola Secundária de Valongo, na Escola Básica do Vale de São Torcato (Guimarães), na Escola Básica de Santa Marinha (Vila Nova de Gaia), na Escola Básica de Penafiel Sudeste, na EB 2,3/S de Arcos de Valdevez e na Escola Básica de Paredes.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *