O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, inaugurou, na passada sexta-feira, 29 de setembro, o Mercado D’Ideias.
O antigo mercado municipal da vila, agora totalmente requalificado e transformado num espaço de acolhimento ao tecido económico da região, onde serão impulsionados o coworking e networking, irá funcionar como uma incubadora para acolher ideias e empresários inovadores.
O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, quando se dirigiu aos empresários e público presente na inauguração do espaço renovado e requalificado, após o descerramento da placa de inauguração, em que se fez acompanhar pelo Edil Carregalense, Paulo Catalino Ferraz, incentivou os empresários a fazerem usufruto do espaço, através de ideias e projetos inovadores, potenciadores do Concelho e da Região.
António Costa Silva lembrou o potencial do Concelho ao nível da biodiversidade, turismo e do Vinho, oportunidades que os empresários do Concelho e da região devem saber aproveitar e potenciar no Mercado D’Ideias de Carregal do Sal, impulsionando uma nova dinâmica capaz de contribuir para o desenvolvimento deste território do interior.
António Costa Silva afirmou que «é com projetos como este que o país pode progredir». O governante continuou, desafiando o público presente:
«Porque não desenvolver a partir daqui a nova fileira da economia circular, que é uma nova riqueza que está à nossa frente?», reforçando a ideia de que «não há nenhuma razão para não desenvolvemos o país a partir do Interior!».
Os discursos que antecederam a intervenção do Ministro da Economia e do Mar couberam a João Cotta, presidente da direção da AIRV – Associação Industrial da Região de Viseu e Paulo Catalino Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, que sucederam ao momento musical da cantautora carregalense Ariana Neves.
Nos discursos, imediatamente após o descerramento da placa de inauguração e visita às instalações, o autarca carregalense vincou a mais valia desta estrutura pensada para os desafios do futuro e potenciadora do tecido empresarial. Ao referir-se ao impulso que acredita que o Mercado D’Ideias de Carregal do Sal traga para o Concelho e para a Região, Paulo Catalino Ferraz sublinhou destacando, de igual forma, o contributo do futuro bairro comercial digital “Carregal Con´Vida” que, aliado ao Mercado D’Ideias, à ecovia de ligação da Casa do Passal, à ecovia de Oliveirinha, a inauguração do Museu da
Casa do Passal e o turismo de natureza, certamente conduzirão o território a um novo dinamismo.
gradeceu, depois, ao Ministro da Economia e do Mar pelas medidas encorajadoras do Governo postas à disposição dos territórios, convicto de que o próximo quadro de apoio continuará a privilegiar os territórios de baixa densidade com muito potencial, referindo, a título de exemplo, a biodiversidade de Carregal do Sal e os vinhos produzidos no seu Concelho, que têm estado em franca expansão, a nível nacional e internacional.
João Cotta, presidente da direção da AIRV, enalteceu as obras de requalificação do Mercado D’Ideias de Carregal do Sal, cujo edifício, frisou, possui ótimas condições de trabalho, disponibilizando-se para trabalhar em parceria com o Município de Carregal do Sal, afirmando «Contem connosco para o que for preciso!».