Decorreu esta terça-feira, a segunda edição da MICHELIN Guide Ceremony Portugal 2025, dedicada exclusivamente ao nosso país, que teve lugar no Centro de Congressos da Alfândegado Porto
O Mesa de Lemos volta a renovar, pelo sexto ano consecutivo, as duas Estrela MICHELIN. Localizado na Quinta de Lemos, em Passos de Silgueiros, Viseu, o restaurante é liderado pelo chef executivo Diogo Rocha, que mantém o «compromisso com a sustentabilidade da cozinha e do restaurante, o que lhe valeu também a conquista da Estrela Verde MICHELIN, honra que mantém desde 2023».
«É com muito orgulho que recebemos, mais uma vez, estas duas distinções. Somos um restaurante de fine dining inserido no meio rural e o desafio de fazer alta gastronomia longe das grandes cidades reforça a obstinação em apostar na alta qualidade e num serviço de excelência. Queremos continuar a evoluir e a surpreender todos os dias os nossos clientes mas sem nunca esquecer a defesa do meio ambiente. A paisagem natural que nos envolve lembra-nos a necessidade de respeito pela sustentabilidade do Planeta, com a aplicação de práticas sustentáveis como o uso de recursos de forma responsável e a redução da pegada ambiental, como por exemplo a utilização de produtos do Grupo Celso de Lemos», esclarece o chef Diogo Rocha.
Já o restaurante Memórias do Valverde Santar Hotel & Spa acaba de integrar o Guia Michelin.
Este importante reconhecimento surge pouco mais de um ano e meio após a abertura do restaurante, onde a gastronomia portuguesa é a grande protagonista pelas mãos do chef Luís Almeida, que já passou pela Pousada Convento de Belmonte, o Vila Galé Praia, Sheraton Lisboa, 100 Maneiras, Quinta das Lágrimas ou o Paço dos Cunhas no seu currículo.
«Receber esta distinção enche-nos de felicidade e é o reflexo de um trabalho incrível em equipa, guiado pela paixão que partilhamos pela nossa região, pelos seus produtos e pela autenticidade da experiência que criamos,» confessou Luís Almeida imediatamente após a cerimónia. «No Memórias, queremos que cada prato conte uma história, que as nossas raízes se sintam em cada sabor e que as memórias da nossa cozinha perdurem no tempo, elevadas pela genuinidade e pelo respeito pelo produto. Com amor pela arte de cozinhar e receber, todos os dias da nossa vida.»
No Guia Michelin mantém-se o DOC e a Quinta do Tedo Familia Geadas em Folgosa, Flora em Viseu, os 3 Pipos em Tondela e a Seixo by Vasco Coelho Santos em Tabuaço.