Todos os segundos sábados de cada mês, o Mercado de Produtores de Viseu recebe a iniciativa “Produtos que contam histórias”, no âmbito do Projeto Alimentar Viseu Dão Lafões. A par disto, a animação também marcará presença como habitual. Esta iniciativa está inserida no projeto “Identidade Alimentar em Viseu dão Lafões”, com o âmbito de promover a alimentação equilibrada e sustentável, com a promoção de produtos característicos da região.
Este sábado, dia 8 de março, no Dia da Mulher, o Mercado dos Produtores celebra a Identidade Alimentar no feminino. A animação conta com a presença de Inês Simões, pelas 09h30, seguindo-se, pelas 10h30, a chefe Carolina Salgado, da Quinta de Marzovelos. A chefe vai apresentar receitas com o produto do mês: o feijão.
Estimular o consumo dos produtos regionais, em equilíbrio com os princípios da dieta mediterrânica é um dos objetivos. A melhoria da qualidade nutricional da oferta alimentar e a educação para uma alimentação saudável e sustentável são outros desígnios do Projeto “Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões”.
A atividade é desenvolvida numa parceria entre os Grupos de Ação Local (GAL): ADRIMAG, ADD, ADDLAP, ADICES, e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, numa candidatura conjunta ao Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES).