A 30.ª edição da Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON) foi apresentada, esta segunda-feira, 5 de agosto, em conferência de imprensa, pela presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges, e pela vereadora com o pelouro dos Eventos, Vera Machado.
O certame vai decorrer de 11 a 16 de setembro, mais uma vez no espaço da feira semanal de Tondela.
«A FICTON é uma feira que mantém há 30 anos aquele que é o seu principal objetivo que é promover as nossas atividades económicas, comerciais, industriais, mas também as atividades associativas, aliando a isto a promoção da nossa gastronomia e produtos endógenos», afirmou Carla Antunes Borges.
«O investimento que nós iremos fazer este ano é de 500 mil euros. É um ano excecional, é o ano dos 30 anos e, portanto, investimos também de forma especial, mas também contamos com um incremento das receitas, não só ao nível da bilheteira, mas também dos patrocinadores», acrescentou.
Nesta edição festiva, o município espera «um acréscimo de visitantes». «O ano passado contámos com cerca de 35 mil espectadores e este ano contamos com cerca de 50 mil visitantes», revelou a autarca, fazendo votos para que o tempo assim o ajude.
Esta segunda-feira, no encontro com os jornalistas, foi apresentado o último cabeça de cartaz que faltava divulgar no programa. Fernando Daniel foi o artista escolhido pela organização para a abertura, a 11 de setembro (quarta-feira). Na data inaugural passarão ainda pelas festas do concelho, a Filarmónica Tondelense, o grupo Infantes e o Dj Rocha The Rock 80s & 90s.
Já no dia 12 (quinta-feira) atuarão Toy, Celso Coelho e o grupo Canal 18. Na sexta-feira haverá espetáculos de Plutonio, The Mortys & C.V. e do Dj Rumble.
A 14 de setembro (sábado) a FICTON receberá Vitor Kley, Vira Vira – Tributo a Mamonas Assassinas e o Dj João Amaral. A 15 de setembro o palco será de Carminho, The Beliervers e do Dj Igor Guimarães. As festas do concelho encerrarão ao som d’ Os Quatro e Meia, Godbless e do Dj Very Light.
«Há uma grande diversidade de artistas e que vão ao encontro de um público diferenciado. Além das celebridades, este ano apostamos muito em bandas locais. À exceção dos djs todas as outras bandas são do concelho», salientou Vera Machado, realçando no programa a presença histórica de um artista internacional, no caso do brasileiro Vítor Kley.
A novidade, este ano, no certame é a inclusão do Dia da Diversidade Cultural, que será assinalado a 14 de setembro, na data do espetáculo de Vítor Kley, com o intuito de atrair à FICTON todas as nacionalidades que o concelho tem. O programa de atividades para esta data está igualmente a ser organizado, em conjunto, com as comunidades migrantes locais, havendo, nesse dia, vários momentos musicais e gastronómicos, com sabores de diversos pontos do mundo.
«É um dia em que queremos acolher todos aqueles que vieram residir para Tondela e que são de outras nacionalidades. Como sabem, em Tondela acolhemos muitíssimas nacionalidades diferentes e queremos que estas pessoas se sintam envolvidas neste projeto e nestes 30 anos da FICTON e daí dedicarmos um dia específico para elas», referiu a presidente da Câmara.
O recinto da FICTON terá este ano 30 mil metros quadrados, sendo que algumas zonas foram reformuladas e até mudaram de local. Foi o que aconteceu com o Espaço ao’Sabor, que funcionará no sítio onde está localizado o parque de estacionamento do Parque Urbano, junto ao Mercado Municipal. Além da sua deslocalização, este espaço, destinado aos “sabores de Tondela” e à promoção dos produtos endógenos, foi também reinventado.
«Pela primeira vez terá todos os dias uma oferta gastronómica diferenciada. Vamos ter cabrito e carolos em vinha d’alhos. A ideia é conciliar aquilo que de melhor temos e uma oferta diferenciada em relação aquilo que está disponível nas tasquinhas e que são exploradas pelas associações», avançou a vereadora Vera Machado.
O Espaço ao´Sabor terá um programa de animação própria. O alinhamento, que está ainda a ser ultimado, contará com showcookings, por onde passarão, entre outros, o chef João Coimbra e Olga Cavaleiro, a autora da carta gastronómica da ADICES. O músico Luiz Caracol, que teve o seu concerto adiado em junho no Primavera Tondela – Art & Music Festival por causa do mau tempo, também passará por esta zona.
Nesta 30.ª edição, o recinto das festas terá 30 mil metros quadrados, tendo crescido face a 2023. O espaço contará com uma área para os tradicionais stands da indústria, comércio e do artesanato. Haverá ainda lugar para um centro de exposições, para a área institucional, que estará este ano mais perto do palco, sem esquecer a zona de diversões e infantil. A street food vai ter uma área própria, tal como as tasquinhas. As inscrições para os expositores só encerram no dia 25 de agosto.
Os bilhetes estarão à venda, online, a partir do dia 9 de agosto, e de forma física, no Museu Municipal Terras de Besteiros, a partir do dia 16. O ingresso geral terá um custo de 15 euros. Nos dias 11, 14, 15 e 16 de setembro os bilhetes custarão 5€, no dia 13 3€ e no dia 12 a entrada será livre.
A vereadora Vera Machado explicou que foi entendimento que o preço dos bilhetes será «acessível a todos». «Este ano temos mais um dia que o ano passado e a ideia foi manter os cinco dias a pagar e o dia extra será de entrada gratuita e neste caso será o dia 12, o dia do concerto de Toy», justificou.
Devido à realização da FICTON e às montagens do certame, a feira semanal vai mudar de local entre os dias 2 e 30 de setembro. Durante esse mês, o mercado funcionará no mesmo espaço do ano passado, ou seja, na Avenida Ao Tom D’ Ella, nas imediações da Câmara Municipal. A feira semanal regressa ao sítio de sempre a 7 de outubro.