O Município de Mangualde vai começar a organizar festas de aniversário personalizadas para residentes com 95 ou mais anos que vivem sozinhos e/ou em situação de isolamento social. As primeiras celebrações estão previstas para quinta e sexta-feira, 22 e 23 de outubro.
A iniciativa é promovida através do CLDS 5G Futuro +Presente, em parceria com a GNR, responsável por ajudar a identificar os idosos que se encontram nestas condições.
As homenagens incluem um bolo de aniversário, flores, um certificado, uma fotografia de recordação e cartões preparados por crianças das escolas locais. O objetivo é combater o isolamento social, valorizar os percursos de vida dos seniores e aproximar diferentes gerações.
O projeto prevê ainda a recolha de histórias de vida, fotografias antigas e memórias dos homenageados, que poderão integrar uma exposição, um livro comemorativo e uma “Cápsula da Memória”.
A iniciativa culminará com a realização da Gala 95+, que reunirá os idosos homenageados e as entidades parceiras.
Segundo a vereadora da Ação Social, Rosalina Alegre, o projeto pretende reconhecer o percurso de vida dos seniores e reforçar o seu sentimento de pertença à comunidade.
















