A proposta do orçamento para 2025 e as Grandes Opções do Plano (GOP) da Câmara Municipal de Mangualde, no valor superior a 35 milhões de euros, foi aprovada, esta quinta-feira, 28 de novembro, pela primeira vez, com dois votos favoráveis da coligação PSD-CDS e com a abstenção do vereador do CHEGA.
«Quando trabalhamos em conjunto, reunimos consensos e alcançamos as melhores soluções para o concelho e para a população. A aprovação deste documento, com os votos favoráveis da coligação, demonstra bem a importância de trabalharmos acima das diferenças político-partidárias», afirma o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, eleito pelo PS.
O Orçamento de 35,5 milhões de euros, mais três milhões de euros, face a 2024, justifica-se com um investimento superior em obras, que absorvem cerca de 17 milhões de euros.
As GOP dão prioridade aos setores da Educação, Habitação, Regeneração Urbana, Mobilidade, Inovação e Digitalização, Sustentabilidade e Transição Climática e ao setor Empresarial.
A maior fatia das Grandes Opções do Plano, superior a quatro milhões de euros, destina-se ao setor da Educação, nomeadamente para requalificar edifícios escolares, apoio ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino, planos de combate ao insucesso escolar, prolongamento de apoio letivo e às famílias, aos alunos com necessidades educativas especiais, transporte e alimentação escolar.
«Para a área da habitação estão alocados mais de dois milhões de euros para as obras de requalificação do Bairro Municipal da Gândara e a reconversão do edifício da Cunha da Baixa para a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), o que nos vai permitir dar uma resposta rápida a quem ficar desalojado de forma temporária», acrescenta Marco Almeida.
Na área da Sustentabilidade e Transição Climática o investimento irá ultrapassar 1, 6 milhões de euros, em obras de saneamento e abastecimento de água e em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
Na requalificação da rede viária concelho, o investimento irá rondar 1, 5 milhão de euros. O Centro de Saúde de Mangualde será alvo de obras superiores a um milhão de euros, com o objetivo de melhorar a eficiência energética para que utentes e profissionais tenham melhores condições.
Nas GOP estão ainda incluídas verbas destinadas à Transformação Digital, nomeadamente para o Hub Tecnológico e a implementação do Bairro Comercial Digital, num investimento de cerca de 900 mil euros.
Para espaços verdes estão reservados mais de 400 mil euros. “«Esta verba será aplicada na requalificação do Parque Urbano Ana de Castro Osório, cujas obras já estão a decorrer e em obras de conservação na Quinta Dona Leonor, devolvida este ano à comunidade e ainda em obras no Mercado Municipal», afirma Marco Almeida.
Ainda no próximo ano será dado início ao projeto de reconversão do edifício do Mercado Municipal e à Interface Modal de Passageiros (Central de Camionagem). Serão também dados os primeiros passos para a execução das futuras zonas de acolhimento empresarial com o objetivo de captar mais investimento e gerar mais emprego.
«Continuamos com a preocupação de desagravar as despesas da família, pelo que em 2025, continuaremos a aplicar a taxa mínima possível do IMI, de 0,3 por cento e vamos devolver 1% de IRS aos munícipes», adianta Marco Almeida.
O orçamento vai ser votado na próxima Assembleia Municipal, marcada para 26 de dezembro.