Entre janeiro e agosto deste ano, 508 ninhos de vespa asiática foram eliminados no concelho de Tondela, mais 223 em comparação aos mesmo meses do ano passado.
Durante o mês de agosto foram eliminados cerca de 210 ninhos, e desde o início do mês de setembro foram destruídos 216. Só esta semana a Proteção Civil Municipal recebeu 45 alertas.
Esta espécie invasora está dispersa por todo o território concelhio, sendo que as freguesias menos afetadas são Barreiro de Besteiros e Tourigo, São João do Monte e Mosteirinho, Caparrosa e Silvares, Guardão e Ferreirós do Dão.
João Carlos Figueiredo, vice-presidente da Câmara e vereador com o pelouro da Proteção Civil, explica que esta é “uma situação que configura perigo e preocupação pelo que temos alocado todos os nossos esforços para que a eliminação dos ninhos ocorra no menor espaço de tempo, mas perante este número assustador de ninhos detetados a tarefa não se tem sido fácil”.
A proteção civil municipal pede às pessoas que os encontrem para que não os tentarem eliminar, nem utilizarem armas de fogo, ou qualquer outro instrumento com vista à sua destruição.
A eliminação dos ninhos no concelho é efetuada semanalmente, sobretudo ao final do dia e ao fim-de-semana, por uma empresa externa contratada pela Câmara Municipal. A exterminação é feita por envenenamento.
Quem encontrar um ninho deverá contactar os serviços municipais de proteção civil da autarquia ou a recorrer à plataforma STOP Vespa, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).