Na passada segunda-feira, dia 13 de janeiro, concretizou-se no Auditório do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), uma ação sobre Ética no Desporto dinamizada por Vítor Santos, atual Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto.
A base que serviu de reflexão e discussão para a sessão foi “Pais, desfrutem do momento”, onde os comportamentos enquanto pais e mães na gestão desportiva dos filhos foram o foco principal.
Para Vítor Santos, parte do abandono precoce do desporto surge como resposta às altas expectativas criadas às crianças pelos seus progenitores, «pelo que valores como a ética e o “FairPlay” surgem como as alternativas para superar a competição».
Uma ação que merece ser mais vezes promovida «porque cada vez mais é necessário investir no comportamento de todos os agentes desportivos. É o que faz a diferença entre os melhores e os suficientes!», realçou Vítor Santos.
A ação contou ainda com a presença de atletas, proporcionando aos jovens uma partilha mais alargada sobre temas como os valores da Ética no Desporto, bem como boas e más práticas, dados do distrito da APCVD (Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto), missão e recursos do PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto) e sugestões de canais de comunicação entre clube e pais.