LPCC angariou mais de 750 mil euros na região Centro com peditório de rua 

04/12/2024 16:11

De 31 de outubro a 3 de novembro decorreu, em todo o território nacional, o peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que, na região Centro, permitiu angariar 757.611,04 euros. O valor reflete assim um aumento face a 2023, indicativo do envolvimento voluntário e do reconhecimento das comunidades pela atividade desenvolvida pela LPCC na região.

«Terminado o apuramento dos valores angariados através do peditório de rua deste ano, é com grande satisfação que constatamos o continuado apoio que todos vamos dando às nossas atividades no Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com mobilização constante de milhares de voluntários na região”, sublinha o presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC.

Vítor Rodrigues explica, ainda, que «estes fundos serão agora “devolvidos” à comunidade, através de programas estruturados, nomeadamente de intervenção social na área da oncologia, com destaque para os de apoio, direto e indireto, ao doente oncológico e cuidadores».

Em comunicado, o organismo salienta que o produto desta angariação anual se revela «da maior importância para a sustentabilidade da missão da instituição, nomeadamente no desenvolvimento dos programas de promoção da saúde e prevenção da doença e de investigação em oncologia, através do financiamento anual de bolsas de apoio à investigação.»

A nota sublinha, ainda, que «O impacto do diagnóstico e tratamento da doença pode ser devastador a nível do económico – para além das dimensões de natureza física, emocional e social – sobretudo quando a doença é diagnosticada ao membro da família que se constitui como a única ou a principal fonte de rendimento. Conduz, até, em vários casos, ao esgotamento de todas as economias familiares.»

Na Região Centro, no período compreendido entre janeiro e outubro de 2024, foram atribuídos 2.759 apoios (mais cerca de 200 do que no período homólogo) através do programa de apoio social material da LPCC, num montante que atingiu os 154 mil euros.

O apoio na medicação (38%) manteve-se o mais significativo, seguido das despesas com habitação (rendas ou empréstimos com habitação e despesas fixas associadas – 22%) e ajudas técnicas/produtos de apoio (14%), essencialmente suplementos nutricionais. Apoios com deslocações à entidade hospitalar de acompanhamento e em alimentação de frescos tiveram uma expressão de 12% e 9%, respetivamente.

No contexto do apoio psicológico especializado a doentes e familiares, destaca-se também um aumento de cerca de 12% no número de consultas de psico-oncologia realizadas até à data (2057) e a adesão de 318 novos utentes.

O Núcleo Regional do Centro da LPCC “agradece a todos os cidadãos, instituições e empresas, pela colaboração sempre manifestada e deixa uma palavra de agradecimento especial aos voluntários, os quais, numa perspetiva de ação solidária e a despeito das dificuldades que se sentiram, renovaram o compromisso para com a missão da LPCC. De destacar ainda, neste âmbito, a colaboração já habitual e a título Pro Bono, na região Centro, do Crédito Agrícola (CA) e da ESEGUR no processo de transporte e apuramento de valores, fundamentais para a segurança e celeridade deste processo».

Para quem não teve a oportunidade de contribuir, saiba que o pode ainda fazer através de Multibanco, Transferência Bancária, e/ou MB Way.

Através de Multibanco:

Entidade: 21 559

Referência: 239 900 900

Transferência bancária

PT50 0035 0239 00021054330 48

MB Way:

912 051 138

Após a realização do donativo, deverá submeter através de e-mail o comprovativo da sua realização, com a indicação dos dados pessoais (nome completo, morada, telefone e número de contribuinte fiscal) por forma que seja emitido o recibo para dedução fiscal em IRS ou IRC.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *