Lamego volta a ser palco da grande final do Chefe do Ano, o mais prestigiado e antigo concurso de cozinha profissional em Portugal, esta quarta-feira, dia 4 de junho. Pelo terceiro ano consecutivo, a competição terá lugar no Centro Multiusos. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia neste link.
Após o término das etapas regionais, Afonso Alves, do restaurante Mezze; Alexandre Cabrita, Al Sud Palmares Ocean Living & Golf; Bruno Garcia, Hotel Fortaleza do Guincho; Jorge Bonito, The Yeatman; Mário Santos, Rossio Gastrobar e Vítor Miranda, Pena Park Hotel e restaurante Biclaque Trjano, são os seis finalistas apurados.
A competição final conta com duas iniciativas paralelas, a primeira é o fórum Pensar Cozinha, com entrada livre mediante reserva de bilhete, e será dedicado ao tema “O percurso profissional da cozinha”. A segunda inciativa será a primeira edição da prova “ A Melhor Bola de Lamego”,organizada pelas Edições do Gosto, com o objetivo de valorizar a padaria regional enquanto expressão de artesanato, destacando os profissionais, a qualidade da matéria.-prima e a excelência do produto final.
A prova pretende ainda promover a notoriedade e a qualidade dos tradicionais Bolas de Lamego fabricadas na região. O evento contará com apresentações, conversas e demonstrações culinárias de vários chefs convidados.
Ana Magalhães, natural de Lamego, sagrou-se vencedora do Chefe do Ano 2022, enquanto que João Costa, jovem chef de Lamego, disputou em 2024 o título de Chefe do Ano.















