A edição 2024 de La Vuelta (Volta a Espanha em Bicicleta) tem início agendado para o próximo dia 17 de agosto em Lisboa.
No primeiro dia cumpre-se um contrarrelógio de 12 km, cuja meta estará instalada em Oeiras.
No dia seguinte, a segunda etapa ligará Cascais a Ourém, numa distância de 194Km. Esta etapa é a segunda mais longa da La Vuelta 2024 e contará com duas contagens de montanha de quarta categoria (Alto da Lagoa Azul e Alto da Batalha).
Já no terceiro dia, 19 de agosto, a tirada começa na Lousã e os ciclistas percorrem 191.5 km até Castelo Branco. De realçar que, nesta etapa, o pelotão irá passar aqui bem perto do distrito de Viseu, já que após sair da Lousã, os ciclistas vão passar por localidades como Arganil, Côja e Vide, antes de subirem ao Alto de Teixeira, onde estará instalada um prémio de montanha de segunda categoria. Daí seguem rumo à Covilhã e, logo de seguida, ao Fundão, antes de iniciarem a escalada ao Alto de Alpedrinha. Ultrapassada essa dificuldade, a caravana ruma à meta instalada na cidade Albicastrense.
De entre os ciclistas já confirmados, destaque para a presença de João Almeida. O ciclista vai ser um dos líderes da UAE Team Emirates e há muita expetativa para ver em que estado se apresenta, depois de ter terminado, há umas semanas, o Tour de France em quarto lugar da classificação geral.
A La Vuelta foi apresentada esta terça-feira e Luís Castro, representante da Unipublic em Portugal, salientou que «este será o maior evento desportivo a acontecer em Portugal em 2024. A La Vuelta multiplicará fortemente o investimento feito pelas cidades por onde irá passar o pelotão».
A 79.ª edição da “La Vuelta” terminará no dia 8 de Setembro em Madrid, depois de 21 etapas e mais de 3.300km percorridos, com a participação de 176 ciclistas de 22 equipas.