O Centro de Portugal foi um dos protagonistas da FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid. A região esteve em destaque no stand do Turismo de Portugal, com um evento em que apresentou o projeto “Sabores ao Centro!”, uma iniciativa que promoveu a riqueza e diversidade gastronómica e a oferta de enoturismo do território.
No sábado, a apresentação integrou vários momentos distintos. No primeiro, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, deu a conhecer aos visitantes do stand as principais valências turísticas da região, com foco principal na gastronomia e vinhos. Depois apresentou as linhas de atuação do programa “Sabores ao Centro!”, que tem como grande objetivo “promover a região Centro de Portugal como destino de turismo gastronómico sustentável”.
Com essa finalidade, o programa prevê a criação de uma plataforma que destaca a cultura gastronómica da região, complementada com a sua paisagem, património e talento criativo. A iniciativa envolve agentes públicos e privados, destacando a importância da cooperação a nível sub-regional e supramunicipal, e foca-se em potenciar os recursos e promover as diversas ofertas de todo o território regional. O projeto prevê quatro medidas-chave: os Prémios “Sabores ao Centro!”, uma Agenda de Eventos, Rotas Gastronómicas e uma forte campanha de marketing.
Os Prémios “Sabores ao Centro!”, com 12 categorias, vão reconhecer o talento e distinguir a valorização dos produtos locais. Os “10 melhores restaurantes”, o “restaurante tradicional do ano”, o “chef revelação”, a “melhor carta de vinhos regionais” ou o “melhor produto artesanal” são apenas algumas das categorias premiadas.
A Agenda de Eventos “Sabores ao Centro!” promove a diversidade e a sazonalidade da oferta gastronómica da região, valorizando os produtos endógenos e distintivos.
As Rotas Gastronómicas convidam a viagens pela paisagem culinária da região, explorando lugares icónicos, conhecendo os produtores locais e descobrindo figuras de destaque do mundo gastronómico. Uma prioridade das rotas é a sustentabilidade dos recursos regionais, com foco nos produtos locais certificados.
Finalmente, a Campanha de Marketing “Sabores ao Centro!” pretende atingir vários objetivos, de que se destacam valorizar o talento dos chefs da região, aumentar a conscientização sobre o impacto dos hábitos de consumo, promover experiências de turismo autênticas ou destacar a importância da utilização de ingredientes locais e de práticas culinárias sustentáveis para melhorar a saúde e a qualidade de vida, entre outras.
Após a apresentação do projeto “Sabores ao Centro!”, a chef Inês Beja e Nuno Fonte, do Restaurante DeRaiz, de Viseu, deram a conhecer a história deste espaço de restauração, bem como dos produtos que confecionam.
O momento seguinte esteve a cargo de Rodolfo Queiroz, da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Beira Interior que, em representação das cinco CVR do Centro de Portugal, explicou as particularidades das cinco regiões vitivinícolas do Centro de Portugal, acompanhado por Cristina Tierno, especialista espanhola em vinhos.
A culminar a apresentação, a chef Inês Beja conduziu um “Momento de Degustação de Produtos Gastronómicos e Vinhos do Centro de Portugal”, em que foram dados a provar ao público da FITUR produtos selecionados de todo o território do Centro de Portugal.
A iniciativa resultou de uma parceria estratégica entre a Turismo Centro de Portugal, o Turismo de Portugal, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, as oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões) e o PROVERE Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro.
A FITUR é a maior feira ibérica e uma das maiores feiras de turismo do mundo, atraindo anualmente milhares de profissionais e visitantes em Madrid. O evento, de 22 a 26 de janeiro, abriu exclusivamente para profissionais nos primeiros três dias, estendendo-se ao público geral durante o fim de semana.