Hospital de Viseu utiliza técnica inovadora no tratamento de hérnias discais

04/07/2023 18:10

O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE, está a tratar hérnias discais lombares, ou estenoses da coluna lombar, com uma técnica minimamente invasiva.

A técnica implica uma cirurgia endoscópica lombar, que consiste numa incisão, com menos de um centímetro, feita através de um tubo de endoscópio que permite fazer o tratamento dessas doenças sem necessidade de usar técnicas mais invasivas.

Para além de provocar menos dor ao doente, possibilita uma recuperação mais rápida e permite tempos de internamento menores, uma vez que se recorre apenas a anestesia local e sedação. Após o procedimento, o utente permanece 3 horas no recobro, podendo regressar ao domicílio. Posteriormente é feito acompanhamento telefónico às 24 e 48 horas após a intervenção.

Com este desenvolvimento técnico do Serviço de Neurocirurgia pretende-se aumentar a capacidade de resposta do CHTV à lista de espera cirúrgica, bem como permitir o retorno rápido dos utentes ao seu domicílio, com maior recuperação funcional e possibilidade de retoma da sua atividade laboral com os ganhos sociais e económicos inerentes.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *