Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca esta sexta-feira

15/05/2024 17:40

De 17 de maio a 12 de junho, a Cidade-Jardim é berço do 23º Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu. A iniciativa municipal regressa ao palco do Auditório Mirita Casimiro, esta sexta-feira, dia 17 de maio, fazendo deste a sua casa até 12 de junho.

Nesta 23ª edição, são 15 as peças de teatro originais que integram o cartaz da programação, interpretadas por grupos de teatro do concelho, de escolas e associações, as quais irão concorrer pelos Prémios “Melhor Peça de Teatro”, ” Melhor Interpretação Masculina” e “Melhor Interpretação Feminina”.

«É com orgulho que falo deste projeto, já com 23 “primaveras”, que se assume como pilar na valorização e promoção artística dos grupos de teatro do nosso concelho, mas também como uma “escola viva” no que à aprendizagem diz respeito. É um encontro feliz de vontades, de sonhos, de conhecimentos e de gerações, que no palco ganha magia e a todos nos encanta», afirma o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas.

Para além dos prémios acima mencionados, e de forma a homenagear uma das personalidades mais notáveis no estudo do teatro, o Município de Viseu, atribuirá, ainda, o Prémio “Osório Mateus”, ao melhor texto original, fazendo referência a este ilustre professor, investigador e encenador, natural da cidade de Viseu. A autarquia dirige ainda a cada grupo um Prémio de Participação no valor de 350 euros.

Os bilhetes poderão ser adquiridos junto dos grupos responsáveis pelas peças de teatro, previamente ou no próprio dia, hora e local do espetáculo. A entrada de crianças até aos 12 anos (inclusive) será gratuita. Para pessoas portadoras do Cartão Municipal Jovem ou Sénior, o valor será de 2 euros; e para maiores de 12 anos, o valor será de 3 euros.

O Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu é uma iniciativa anual, organizada pela Câmara Municipal de Viseu. Assume como objetivos principais o incentivo às Escolas para que desenvolvam a prática do teatro; o apoio, a valorização e a divulgação do trabalho desenvolvido no campo da produção teatral pelos grupos integrados nas Escolas e Associações de Viseu; a descoberta de novos valores no e para o teatro; a fidelização e criação de públicos diversificados, sensibilizando-os para a importância do teatro nos hábitos culturais, como forma de conhecimento, entretenimento e inclusão social; e a partilha de experiências entre os grupos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *