Exposição dos 500 anos do nascimento de Camões patente até 21 de setembro na Feira de São Mateus

06/08/2025 17:13

A Feira de São Mateus vai receber de 7 a 21 de setembro uma exposição de Banda Desenhada comemorativo dos 500 anos do nascimento de Camões, e aproveitando o trabalho desenvolvido no Blog BDBD por Luiz Beira e Carlos Rico. 

Esta incorpora 22 painéis ilustrativos de mais de três dezenas de obras e autores que desenharam e ilustraram Camões e a sua obra intemporal “Os Lusíadas”, desde os mais ilustres álbuns (como os de José Ruy), até coleções de cromos, capas, evocações, comemorações, revistas famosas e/ou mais desconhecidas (um levantamento exaustivo, crítico e pedagógico).

A exposição teve uma primeira apresentação em Moura em maio e irá permanecer na Feira de São Mateus desde 7 de agosto (com inauguração formal dia 10 de agosto, pelas 15 horas), até ao dia 21 de setembro, dentro do pavilhão Multiusos. Após este período, irá percorrer em itinerância diversas escolas, associações e autarquias.

Na sessão de inauguração serão apresentadas duas publicações alusivas: o número 9 do Fanzine VIRIATVS (propriedade do GICAV) e uma revista alusiva à obra de Camões no trabalho criativo do artista já falecido Carlos Alberto Santos, com pesquisa de João Manuel Mimoso.  

A produção e montagem tem o selo do Carlos Rico em parceria com Luiz Beira e Carlos Moreno, e colaboração de Carlos Almeida (GICAV). 

Uma colaboração entre a Câmara Municipal de Moura Municipal de Moura , Clube Português de BD e GICAV (Viseu), com apoio institucional da Viseu Marca e colaboração do Município e da Junta de Freguesia de Viseu.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *