A “Árvore de Natal da Felicidade” desenvolvida pelos alunos da Escola Básica Maria Cecília Correia é a vencedora do desafio lançado pelo Forum Viseu, no âmbito da campanha de Natal.
Criar uma árvore de Natal sustentável, unindo criatividade a boas práticas ambientais, foi o desafio lançado pelo centro comercial, gerido pela Multi Portugal, às escolas do concelho para decorar a ‘Árvore de Natal da Felicidade’. O objetivo foi envolver a comunidade escolar na criação de uma árvore que transmitisse o sentimento de felicidade, promovendo simultaneamente a consciencialização ambiental e o espírito de partilha.
Os trabalhos dos alunos estiveram em exposição na “Oficina dos Sonhos”, no Piso 2 do Forum Viseu, onde os visitantes puderam votar nos seus preferidos. A participação envolvia o levantamento de uma ficha, pelo valor de 0,20€ cada, no Balcão de Apoio ao Cliente, e a sua posterior colocação no respetivo cofre junto à peça escolhida.
A maior quantidade de fichas foi, assim, atribuída à Escola Básica Maria Cecília Correia, que irá receber um prémio de 500€ em vales de compras na Livraria Bertrand do Forum Viseu.
Seguiram-se a Escola Básica Barbeita (2.º), a Escola Básica Mestre Arnaldo Malho (3.º), a Escola Básica Aquilino Ribeiro (4.º), Escola Básica Repeses (5.º), Escola Básica Campo – Sala 1 (6.º), a Escola Básica São João de Lourosa (7.º), a Escola Básica Oliveira de Baixo (8.º), a Escola Básica Infante D. Henrique (9.º) e a Escola Básica Guimarães (10.º), às quais serão entregues diplomas de participação.
A exposição teve ainda uma vertente solidária, com o valor angariado através das fichas a reverter integralmente para a ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, no âmbito da campanha de angariação de fundos promovida pela APCC (Associação Portuguesa de Centros Comerciais) e apoiada pelo Forum Viseu.
«Com a certeza do impacto positivo desta iniciativa em todos os participantes, agradecemos às 10 escolas finalistas pelo empenho dedicado aos seus projetos» afirma Catarina Mané, Diretora do Forum Viseu. «Foi muito gratificante testemunhar o entusiasmo com que as escolas aceitaram o desafio do Forum Viseu e distinguir a criatividade das crianças nos trabalhos desenvolvidos para a exposição. A consciencialização ambiental, além de ser um dos motes deste concurso, é uma das nossas principais prioridades. Por isso, esperamos continuar a promover iniciativas que incentivem a adoção de boas práticas junto da comunidade», acrescenta.