ENTREVISTA: Cuidados de saúde a ter no inverno

07/12/2024 18:37

Com o inverno chegam as baixas temperaturas, o que facilita o aparecimento de problemas de saúde, em especial para idosos ou pessoas com doenças crónicas. Denise da Cruz, Especialista em Medicina Interna no Hospital CUF Viseu, explica quando deve procurar o médico e os cuidados a ter nesta época do ano que se aproxima. 

Que cuidados devemos ter com a nossa saúde nesta época do ano?
O inverno associa-se a um aumento de infeções respiratórias, como gripes, constipações e bronquites. Prevenir é o melhor remédio, por isso, vacine-se, mantenha uma alimentação equilibrada, hidrate-se e proteja-se do frio. Mantenha a casa aquecida, use roupas adequadas e evite mudanças bruscas de temperatura. Evite locais fechados e com muita gente, onde a propagação de vírus respiratórios é mais provável, sobretudo se tiver fatores de risco.

E no caso dos idosos, devem existir cuidados redobrados?
Sim, os idosos são mais vulneráveis ao frio e a infeções respiratórias. A vacinação contra a gripe e a pneumonia é ainda mais importante nesta faixa etária, e o acompanhamento médico regular deve ser prioridade para evitar descompensações de doenças crónicas.

Os problemas de saúde já existentes podem agravar-se? Por exemplo, os doentes crónicos exigem cuidados especiais?
Sim. Doenças respiratórias, como a asma e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), podem agravar-se com as baixas temperaturas e a maior incidência de infeções respiratórias. Também doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e hipertensão, estão mais sujeitas a descompensações. Estes doentes exigem maior vigilância, devem cumprir rigorosamente a medicação e, em alguns casos, serão necessários ajustes no plano terapêutico.

Para além das rotinas de vigilância, que situações merecem observação imediata por um médico e que não devem ser adiadas?
Alguns sintomas requerem atenção médica imediata, como febre alta persistente, tosse com expetoração de cor alterada, dificuldade em respirar, dor no peito ou cansaço extremo. Em idosos, sinais como confusão mental ou fraqueza podem indicar infeções graves ou agravamento de doenças crónicas.

Como está organizada a resposta no Hospital CUF Viseu a estas situações de saúde?
No Hospital CUF Viseu temos uma equipa multidisciplinar pronta para dar resposta eficaz. Para acompanhamento regular, as consultas de vigilância ajudam a prevenir descompensações de doenças crónicas. Em situações urgentes, o Atendimento Permanente está preparado para tratar infeções respiratórias, descompensações e outras emergências. Contamos com exames complementares e integração entre especialidades, garantindo um cuidado completo e humanizado.

Como prevenir o agravamento das doenças no inverno?
A prevenção passa por medidas simples, mas eficazes: manter um estilo de vida saudável, cumprir os planos de medicação e consultar o médico regularmente. A vacinação é uma ferramenta indispensável, assim como o controlo das doenças crónicas antes da chegada do inverno. Pequenos cuidados, como evitar ambientes com fumo, proteger-se de variações de temperatura e reforçar o sistema imunitário com boa alimentação, hidratação e descanso, fazem uma grande diferença.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *