Uma exposição, um simulacro e diversas ações de sensibilização marcam em Mangualde as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinalou no passado dia 1 de março.
Os veículos com o respetivo equipamento, usados pelos diversos agentes de Proteção Civil, vão estar em exposição na próxima sexta-feira, 22 de março, entre as 9h00 e as 13h00, na escola básica Gomes Eanes de Azurara.
No mesmo dia, a comunidade escolar poderá assistir a diversas demonstrações de técnicas de Suporte Básico de Vida, meios e técnicas de combate a incêndios, deteção de drogas e explosivos, busca e salvamento e trânsito.
A mesma exposição pode ser vista no sábado, 23 de março, entre as 10h00 e as 17h00, no Largo Dr. Couto e Rossio. A GNR, acompanhada por uma equipa cinotécnica irá fazer, às 11 horas, uma demonstração de explosivos e, às 14h00, um exercício de deteção de droga.
Ainda durante a tarde de sábado, às 15h00, os Bombeiros Voluntários de Mangualde vão realizar um simulacro de um acidente rodoviário, com o envolvimento de todos os agentes da Proteção Civil.
Além do serviço municipal de Proteção Civil de Mangualde, estes eventos contam com a colaboração dos Bombeiros Voluntários, GNR, Sapadores Florestais do ICNF, Unidades Locais de Proteção Civil, Corpo Nacional de Escutas, Cruz Vermelha Portuguesa e Comando sub-regional de Viseu Dão Lafões.
Ao longo deste mês de março, o serviço municipal de Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal estão a desenvolver várias ações de sensibilização junto da Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) escolas do 1º ciclo e para a população em geral, no final das missas e na feira quinzenal.