Cine Clube de Viseu tem novas propostas de cinema para celebrar os 50 anos do 25 de abril

16/04/2024 19:06

O Cine Clube de Viseu preparou uma programação comemorativa dos 50 anos do 25 de abril.

Outro País e Revolução abrem programa na próxima quinta-feira, 18 de abril.

A “Revolução” convoca para o cinema o princípio dos “cartazes rasgados” de Ana Hatherly e as pinturas murais por onde se disseminavam palavras de ordem. Para além do seu trabalho no domínio da literatura e das artes plásticas, vinca-se assim o trabalho de Ana Hatherly, que também se interessou pelo cinema. O “Outro País” é um documentário de Sérgio Tréfaut que reúne arquivos históricos excepcionais. 

Já a 24 de abril, o realizador, produtor, referência incontornável do cinema português, Rui Simões estreia, aos 80 anos, Primeira Obra, o seu primeiro filme de ficção em 50 anos de carreira. «Um jovem luso-descendente decide fazer um doutoramento sobre o documentário Bom Povo Português, uma obra de 1980, realizada também por Rui Simões. Assim se abre a porta para um paralelo entre a realidade do filme que vemos e a do PREC, o momento do documentário estudado e o mundo contemporâneo, com o jovem Michel entre os dois».

Fundado em 1955, o Cine Clube de Viseu «cedo se impôs como espaço de liberdade e participação num contexto de ditadura. Foi, por isso, que o 25 de Abril de 1974 foi visto como uma enorme conquista e trouxe renovada motivação ao trabalho desenvolvido. Estas sessões são duas verdadeiras celebrações destes 50 anos de liberdade e estão à disposição de todos, a partir desta semana», explica a organização.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *