Em funcionamento desde 26 de setembro de 2024, a Estrutura de Missão da AIMA, localizada nas instalações do Mercado D’Ideias de Carregal do Sal, atendeu cerca de 5500 pessoas.
Criada com o objetivo de dar seguimento a processos pendentes da AIMA, que se prendem com manifestações de interesse de cidadãos que entraram em Portugal sem o respetivo visto ou de forma irregular, a valência de Carregal do Sal atende exclusivamente agendamentos feitos pela própria AIMA.
A operar inicialmente com três postos de atendimento, esta estrutura passou a funcionar com quatro, a partir de dezembro, por forma a poder aumentar a capacidade de resposta dada.
Entre os 5462 atendimentos realizados em menos de quatro meses, a maioria aconteceu no decurso do mês de dezembro, em que foram atingidos 1516. Foram atendidas pessoas das mais diferentes origens e nacionalidades, nomeadamente: Uzbequistão, Rússia, China, Geórgia, Tajiquistão, Bangladesh, Sri Lanka, India, Síria, EUA, Colômbia, Argentina, Peru, Chile, Venezuela, México, Brasil, Grã-Bretanha, Ucrânia, Nepal, Cazaquistão, Jordânia, El Salvador, Uruguai, Tunísia e Egipto.
“Face à evidência dos números apresentados, o Executivo Municipal em permanência reconhece a importância, o impacto e a mais-valia da Estrutura de Missão da AIMA de Carregal do Sal que apoiou, desde a primeira hora e que acolheu com ampla satisfação e espírito de missão cumprida”, refere a autarquia, em comunicado.
“A qualidade do serviço é evidenciada na eficácia de resposta e na qualidade do atendimento, devidamente comprovada quer pela amplitude dos números quer pelo grau de satisfação e resolução das situações apresentadas e eficazmente solucionadas”, salienta, ainda, a nota.