No âmbito do Plano de Ação da Rede Social e do Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação, Carregal do Sal assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, com a realização de um Seminário, no Centro Cultural de Carregal do Sal. O programa incluiu, ainda, animação e a apresentação do Cartão Municipal INCLUIR +,que disponibiliza benefícios aos utentes, em serviços e equipamentos da autarquia.
Sob o lema “Vozes que inspiram… Histórias de vida e superação”, ao longo do dia falou-se sobre os desafios no acesso aos direitos e ouviram-se testemunhos, traduzidos em histórias de vida e superação, feitos por proofissionais e por pessoas com deficiência.
A saudação de boas vindas esteve a cargo do vereador da Câmara Municipal de Carregal do Sal, José Dias Batista que sublinhou a importância de se assumirem compromissos no sentido de se garantir uma sociedade realisticamente mais inclusiva.
Gonçalo Ginestal, diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, referiu-se depois às medidas e programas implementados e apoiados pelo IEFP, no que diz respeito à integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, enfatizando o facto de ser na região Centro que essas medidas têm abrangido mais pessoas.
Helena Cruz, coordenadora da Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade Aristides de Sousa Mendes e elemento da Equipa Local de Intervenção de Santa Comba Dão, foi a última oradora da sessão de abertura. Na sua intervenção, reportou-se ao número de crianças, dos 0 aos 6 anos, no âmbito da Intervenção Precoce salientando que há ainda muito a fazer.
Durante a manhã, no I painel do Seminário, representantes da APCV, da ASSOL, da APPACDM, da ACAPO, da VÁRIOS e da Associação Pais-em-Rede – Núcleo Beira Dão falaram sobre os “Desafios no acesso aos direitos das Pessoas com Deficiência” e, após o debate, moderado por Gonçalo Ginestal, o Grupo “Dançando com a Diferença” apresentou-se em palco.
No período da tarde foi Fátima Monteiro, coordenadora do Departamento de Educação Especial e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, quem conduziu os trabalhos.
Miguel Monteiro (atleta paralímpico que se associou ao evento via online), Amália Amaral; Rui Ferreira, professor de natação do Gil Mendes, atleta federado de natação adaptada da Escola Municipal de Natação de Carregal do Sal; Joana Fonseca; Joana Bento e Olga Moreira contaram as suas histórias e, desafiadas pela moderadora, apresentaram as suas perspetivas para o futuro, perante uma plateia de cerca de 150 pessoas, entre as quais duas turmas e respetivos professores do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal.
Seguiu-se mais um momento de animação, pelo grupo “Bué Animados” da APPDA (Associação Portuguesa Para As Perturbações do Desenvolvimento e Autismo) de Viseu e uma declamação de um poema.
José Dias Batista voltou então a usar da palavra para apresentar o Cartão Municipal INCLUIR +, idealizado pelo Conselho Local de Ação Social de Carregal do Sal e aprovado na última reunião da Câmara. Este instrumento prevê benefícios no acesso aos serviços como Piscinas Municipais, Centro Cultural e Museus, podendo, no futuro, ser alargado a estabelecimentos comerciais do concelho.
Coube à Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal, encerrar o Seminário. No seu discurso, Cilene Lindinho elogiou a coragem de cada um dos jovens que ali deixaram os seus testemunhos, as reflexões promovidas por cada um dos intervenientes dos painéis e os momentos de animação. Admitindo que há ainda muito a fazer para se conseguir uma sociedade inclusiva, lembrou que está nas mãos de todos e cada um de nós, contribuir para essa mudança.
No final, foi servido um lanche pelo Grupo de Jovens da Formação Profissional da APPACDM Viseu, do curso empregado de mesa.