Carregal do Sal apresenta Cartão Municipal INCLUIR + 

04/12/2024 16:59

No âmbito do Plano de Ação da Rede Social e do Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação, Carregal do Sal assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, com a realização de um Seminário, no Centro Cultural de Carregal do Sal. O programa incluiu, ainda, animação e a apresentação do Cartão Municipal INCLUIR +,que disponibiliza benefícios aos utentes, em serviços e equipamentos da autarquia.

Sob o lema “Vozes que inspiram… Histórias de vida e superação”, ao longo do dia falou-se sobre os desafios no acesso aos direitos e ouviram-se testemunhos, traduzidos em histórias de vida e superação, feitos por proofissionais e por pessoas com deficiência.

A saudação de boas vindas esteve a cargo do vereador da Câmara Municipal de Carregal do Sal, José Dias Batista que sublinhou a importância de se assumirem compromissos no sentido de se garantir uma sociedade realisticamente mais inclusiva. 

Gonçalo Ginestal, diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, referiu-se depois às medidas e programas implementados e apoiados pelo IEFP, no que diz respeito à integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, enfatizando o facto de ser na região Centro que essas medidas têm abrangido mais pessoas. 

Helena Cruz, coordenadora da Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade Aristides de Sousa Mendes e elemento da Equipa Local de Intervenção de Santa Comba Dão, foi a última oradora da sessão de abertura. Na sua intervenção, reportou-se ao número de crianças, dos 0 aos 6 anos, no âmbito da Intervenção Precoce salientando que há ainda muito a fazer. 

Durante a manhã, no I painel do Seminário, representantes da APCV, da ASSOL, da APPACDM, da ACAPO, da VÁRIOS e da Associação Pais-em-Rede – Núcleo Beira Dão falaram sobre os “Desafios no acesso aos direitos das Pessoas com Deficiência” e, após o debate, moderado por Gonçalo Ginestal, o Grupo “Dançando com a Diferença” apresentou-se em palco. 

No período da tarde foi Fátima Monteiro, coordenadora do Departamento de Educação Especial e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, quem conduziu os trabalhos.

Miguel Monteiro (atleta paralímpico que se associou ao evento via online), Amália Amaral; Rui Ferreira, professor de natação do Gil Mendes, atleta federado de natação adaptada da Escola Municipal de Natação de Carregal do Sal; Joana Fonseca; Joana Bento e Olga Moreira contaram as suas histórias e, desafiadas pela moderadora, apresentaram as suas perspetivas para o futuro, perante uma plateia de cerca de 150 pessoas, entre as quais duas turmas e respetivos professores do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. 

Seguiu-se mais um momento de animação, pelo grupo “Bué Animados” da APPDA (Associação Portuguesa Para As Perturbações do Desenvolvimento e Autismo) de Viseu e uma declamação de um poema. 

José Dias Batista voltou então a usar da palavra para apresentar o Cartão Municipal INCLUIR +, idealizado pelo Conselho Local de Ação Social de Carregal do Sal e aprovado na última reunião da Câmara. Este instrumento prevê benefícios no acesso aos serviços como Piscinas Municipais, Centro Cultural e Museus, podendo, no futuro, ser alargado a estabelecimentos comerciais do concelho. 

Coube à Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal, encerrar o Seminário. No seu discurso, Cilene Lindinho elogiou a coragem de cada um dos jovens que ali deixaram os seus testemunhos, as reflexões promovidas por cada um dos intervenientes dos painéis e os momentos de animação. Admitindo que há ainda muito a fazer para se conseguir uma sociedade inclusiva, lembrou que está nas mãos de todos e cada um de nós, contribuir para essa mudança. 

No final, foi servido um lanche pelo Grupo de Jovens da Formação Profissional da APPACDM Viseu, do curso empregado de mesa. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *