No próximo dia 17 de novembro, instituído como o Dia Mundial dos Pobres, é lançada a Campanha Nacional da Rede Cáritas ‘10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz’, que celebra a data de uma forma simbólica.
A Cáritas Diocesana de Viseu foi pioneira desta campanha em Portugal e tem estado presente nestes 21 anos de existência da iniciativa, tradição que pretende manter também este ano, promovendo os valores da paz, da caridade e do amor ao próximo, que serão lembrados quando a referida vela estiver acesa na mesa de Natal de todos os portugueses.
As “velas da paz” são vendidas na sede da Cáritas Diocesana de Viseu (onde já se encontram disponíveis), nas paróquias que aderem à campanha e nas lojas Pingo Doce, com o custo simbólico de dois euros. O valor angariado pretende apoiar causas sociais, já que 35% das verbas conseguidas com a venda destinam-se ao apoio de microprojectos de ecologia integral nos países lusófonos, através da Cáritas Internacional, e os restantes 65% são aplicados no apoio às necessidades locais, através do trabalho desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Viseu, junto das pessoas e famílias mais vulneráveis.
Esta campanha culmina no dia 21 de dezembro, num gesto público, na escadaria da Igreja dos Terceiros com o acendimento de 1.000 fotóforos.
Felisberto Marques, presidente da direção da Cáritas Diocesana de Viseu, reforça que esta campanha «tem como objetivo incentivar as pessoas a ajudarem os mais necessitados, mas também a terem o gesto pela paz, quando acendem a vela no Natal».
Cáritas visita escolas da região
Com o objetivo de sensibilizar os jovens para a importância da solidariedade, dando a conhecer esta campanha, a Cáritas Diocesana de Viseu vai visitar os agrupamentos de escolas do distrito. Para já, estão agendadas as seguintes visitas: dia 11 de novembro a Tondela; dia 18 a Santa Comba Dão; dia 25 a Ferreira de Aves; dia 26 a Sátão e, em dezembro, no dia 6, a Aguiar da Beira.