A Câmara Municipal de Tondela acolheu esta sexta-feira, 15 de novembro, a sexta e última cerimónia de oferta aos corpos de bombeiros de viaturas de combate a incêndios florestais que foram compradas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As chaves dos últimos nove veículos, de um total de 81, foram entregues no salão nobre aos Bombeiros Voluntários de Vale de Besteiros, Vila Velha de Ródão, Argus, Montemor-o-novo, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa, Samora Correia, Flavienses e aos Bombeiros Municipais de Leiria.
No total, foram investidos na aquisição destes meios mais de 14 milhões de euros, num investimento financiado a 100% pelo PRR.
Os veículos foram comprados na sequência de candidaturas apresentadas pelas associações humanitárias no âmbito do programa “Mais Floresta – Reforma do Sistema de Prevenção e Combate de Incêndios”.
A sessão foi presidida pelo secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, tendo contado também com a presença da presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, dos vereadores Vera Machado e Francisco Fonseca e do presidente da Assembleia Municipal, Felisberto Figueiredo, além de outros autarcas locais.
Na cerimónia participaram ainda o presidente da ANEPC, Duarte Costa, vários comandantes da proteção civil e dos bombeiros, dirigentes de corporações, elementos das forças policiais, entre outros convidados.
Na abertura da sessão, a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, agradeceu ao secretário de Estado da Proteção Civil, que tem raízes no concelho, mais concretamente em Lajeosa do Dão, a escolha de Tondela para a entrega deste último lote de carros que foram candidatados à chamada bazuca europeia.
A autarca salientou ainda a aposta do seu executivo na proteção civil e os investimentos feitos neste campo.
«Somos um concelho que se preocupa muito com esta área, que tem a proteção civil como um dos principais pilares de atuação, naquilo que diz respeito a todas as linhas de intervenção não só naquilo que é o dia a dia dos nossos agentes da proteção civil, mas também na defesa das pessoas e dos seus bens», disse.
Só os apoios aos dois corpos de bombeiros locais (Tondela e de Vale de Besteiros), cifraram-se em mais de 400 mil euros no último ano, entre o subsídio anual às associações, os auxílios ao funcionamento às equipas de intervenção permanente e os benefícios sociais atribuídos aos soldados da paz.
A estes apoios a edil acrescentou a compra de uma máquina giratória por parte da autarquia para os trabalhos de limpeza e de gestão de combustíveis, que ajudam a tornar o território mais resiliente.
Carla Antunes Borges assegurou ainda ao secretário de Estado da Proteção Civil que Tondela, e em concreto o município, será «sempre um parceiro” e estará “pronto para ajudar a proteção civil nacional e o governo».