Autarquia de Tondela mantém redução dos impostos em 2024

18/12/2023 18:03

Na passada quinta-feira, 14 de dezembro, foi apresentada a carga fiscal a aplicar em 2024, na sessão da Assembleia Municipal.

Os impostos mantém-se os mesmos, com o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) nos 0,3% para os prédios avaliados e nos 0,8% para os edifícios rústicos. 

As famílias com filhos continuarão com descontos no IMI. Os agregados familiares com um dependente terão uma redução do imposto de 30 euros e com dois de 70 euros. Já quem tem três ou mais filhos terá direito a uma descida de 140 euros. 

A participação variável no IRS, que este ano caiu para metade, também não vai sofrer alterações. O município vai voltar a devolver aos contribuintes do concelho 2,5% do imposto, metade do valor que pode cobrar de acordo com a lei. Esta medida traduziu-se este ano numa perda de receita de 250 mil euros, montante esse que foi devolvido aos contribuintes. Já o imposto sobre os lucros das empresas, continuará nos 1,5%.

Carla Antunes Borges, presidente da Câmara de Tondela, explica que a «influência da situação económica, o aumento da inflação e as consequências que isso traz ainda se traduz num esforço muito grande para a economia familiar e, portanto, entendemos numa lógica de apoio social, de solidariedade e de coesão territorial manter os impostos nos mesmos valores».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *