ARTIGO DE OPINIÃO: Investigação em Oncologia

04/08/2024 18:30

O cancro é uma doença, ou um conjunto de doenças, cuja incidência continua a aumentar, quer a nível Mundial, quer em Portugal. No nosso país as estimativas mais recentes (IARC, 2024) apontam para cerca de 70 mil novos casos diagnosticados anualmente e cerca de 33 mil mortes por esta doença (a segunda causa de morte em Portugal, a seguir às doenças cardiovasculares). 

Para além da incidência e mortalidade, a morbilidade associada às doenças oncológicas é também significativa, com uma variedade de repercussões não só a nível físico, psicossocial, cognitivo e existencial, mas também a nível laboral/ocupacional e financeiro, afetando a qualidade de vida. 

A investigação em oncologia é uma das áreas do domínio da saúde com um papel essencial na redução deste impacto global do cancro, tendo conhecido um grande desenvolvimento e investimento nas últimas décadas.   

Através da investigação oncológica estuda-se e testa-se o cancro, como o poderemos tratar e, em última instância, como o poderemos curar. Nos centros de investigação em oncologia, procura-se compreender os mecanismos da doença, desenvolver testes preditivos, melhorar as ferramentas de diagnóstico e criar novas abordagens terapêuticas, com a preocupação de aproximar a pesquisa laboratorial ao doente. 

Através da investigação em oncologia (básica, translacional e clínica à epidemiológica) é possível acumular conhecimento acerca dos processos biológicos envolvidos no surgimento do cancro, seu crescimento e disseminação no corpo, assim como acerca dos fatores ambientais e associados ao estilo de vida que influenciam tais processos. Em virtude destas descobertas, tem sido possível desenvolver estratégias de tratamento e prevenção mais eficazes e dirigidas.

Avanços na prevenção, deteção precoce, diagnóstico e tratamento do cancro, resultam habitualmente da investigação na área da oncologia realizada por cientistas de várias disciplinas, ao longo dos anos, e revelando-se fulcral para as sociedades contemporâneas. Quanto melhor compreendermos esta doença, mais progresso conseguiremos na diminuição dos seus enormes custos humanos e económicos.      

Consciente da importância da investigação científica no âmbito do cancro e da necessidade de apoio financeiro nesta área, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) tem apoiado centros nacionais de excelência na investigação científica, quer através de patrocínios diretos, quer disponibilizando bolsas de investigação que visam permitir o desenvolvimento de projetos inovadores e com aplicação clínica. Os Núcleos Regionais da Liga Portuguesa Contra o Cancro têm proporcionado as condições necessárias para que centros universitários, instituições hospitalares e outras possam promover a investigação na área do cancro.

A nível regional, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove, anualmente, candidaturas para a atribuição de 6 bolsas para a promoção da investigação em oncologia de montante de 10 mil euros/cada. As Bolsas de Investigação NRC-LPCC/CIMAGO (4 bolsas) destinam-se a projetos de investigação na área da oncologia a desenvolver em Portugal, no âmbito das atividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia. A Bolsa Dr. Rocha Alves é dirigida a projetos na área da oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da Região Centro e a Bolsa Dr. Dário Cruz destina-se a projetos de investigação na área da Senologia também a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada na Região Centro. Em 2024 foi lançada uma nova bolsa, Bolsa Professor Carlos de Oliveira, que pretende apoiar projetos de investigação na área da Ginecologia Oncológica, desenvolvidos por equipas de investigação sediadas num dos distritos da Região Centro e, igualmente, no valor de 10 mil euros.

“A investigação em oncologia traduz as descobertas de ontem nos avanços de hoje e nas curas de amanhã.”

Tiago Paredes – Psicólogo e Responsável da Unidade de Formação e Investigação do NRC

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *